26 de novembro de 2009

HISTÓRIA DA BANDA DE MÚSICA MESTRE CHICO


Em Esperantina, em 1935 o senhor Manuel Ramos, comprou um instrumento e doou para a igreja católica fazer animação em festejos e outros eventos, mas ao passar dos tempos foram deixando o ofício de tocar em igreja, e na mesma época chegou a Esperantina um cidadão por nome de Francisco Alves (hoje conhecido por Mestre Chico) que sabia tocar, mas precisava aperfeiçoar para então poder ensinar para mais pessoas.

A elite interessada em ter uma banda para fazer ''festanças'' resolveram mandar Chico Alves a Brejo ( MA) e para Piracuruca para ser instruído pelo mestre Pedro Ambrosio, sendo que resultou em um ano de estudo no campo da música, em 1936 retorna a cidade e de imediato convocou aquelas pessoas que tinham interesse pela música para aprenderem a tocarem instrumentos de sopros e percussão.

Foi então que muitas pessoas aprenderam a tocar. E em Janeiro de 1937 tocaram pela primeira vez fazendo a abertura do festejo de são Sebastião. Dai então ficou formada a banda de música, sendo chamada para tocar para elite também nas cidades vizinhas, bem como: Porteirinha, hoje (Joaquim Pires) Peixe ( nossa senhora dos remédios).

Mas tudo tem seu tempo, muitos dos músicos foram perdendo o gosto pela música, pois as dificuldades eram muitas sendo que as viagens eram feita a Pé. Chico Alves muito dedicado a banda nunca desanimou, chegando muitas das vezes comprar instrumento por sua conta e sendo que aos poucos Chico já era dono da banda de música, para infelicidade da cidade veio o falecimento do então MESTRE CHICO e que por pouco não foi extinta a banda.

Foi quando em 1982 o candidato Lages Filho em sua campanha prometeu que se ganhasse para prefeito iria reativar a banda, ganhou para prefeito e cumpriu com a promessa reestruturou toda a banda ficando na ativa até 2004, quando mais uma vez quase foi extinta por descuido do gestor da época.

Foi quando o atual prefeito Chico Antonio no início de seu governo 2009 revitalizou e regularizou todas as situações da banda e possivelmente antes de seu mandato terminar vai abrir concurso para dar mais oportunidade a mais pessoas que gostam de apreciar a boa música, hoje a banda está tendo mais valorização e os integrantes passaram a ganhar um salário mínimo.

Mas em todas as profissões da vida sempre tem alguém que realmente gosta e acredita que tudo é possível, estou falando do senhor Antonio José que desde os quinze anos de idade tem se dedicado profundamente a banda de música. Hoje com 67 anos de vida está em plena atividade coordenando um grupo de 15 músicos que sempre estão animando as festividades deste município. António José ou MAESTRO, assim queiram chamá-lo é uma pessoa simples e sempre está à disposição dos amigos e da municipalidade.

Por: Chico Museu

4 comentários:

  1. Que matéria interessante,meu amigo chico vc está de parabéns,pois ainda não tinha ninguém que tivesse pensado neste assunto"BANDA MUL.MESTRE CHICO",mas faltou acrescentar,o nome dos antigos e atuais músicos.Obrigada pelo assunto abordado.

    ResponderExcluir
  2. ME ALEGRA MUITO ALGUÉM VALORIZAR O TRABALHO DESSE E DE OUTROS GRANDES MAESTROS QUE JÁ ESTIVERAM A FRENTE DA BANDA MUNICIPAL DE ESPERANTINA,POIS ME RECORDO DE AINDA CRIANÇA ME ENCANTAR EM MEU LAR COM UM SOM FORTE MUITO CEDO VINDO DO TROMBONE DE MEU PAI, SEMPRE ME SENTIE ORGULHOSA DE OUVI-LO E HOJE VEJO O MOTIVO DO MEU ORGULHO REALMENTE MEU PAI É UM ARTISTA APAIXONADO PELO QUE HERDOU DE MEU AVÕ QUE MORREU FAZENDO O QUE GOSTAVA E DEIXOU ESTA LINDA HERÃNÇA PARA MEU PAI,PARABÉNS CHICO PELA LINDA MATÉRIA.VANÉSIA FILHA DE ANTONIO JOSÉ

    ResponderExcluir
  3. Sou neto do senhor Antônio José e tenho muito orgulho de tal parentesco, e de todo o trabalho que esse senhor desenvolve junto a banda. Não podemos esquecer tbm de todos os outros músicos que já passaram e que compõe atualmente a banda, pessoas que realmente gostam do que fazem e animam a população esperantinense durante suas apresentações. Qualquer filho de Esperantina lembra-se dessa gloriosa bandinha que já faz parte da história municipal !!! e que continue assim por muitos e muitos anos .

    ResponderExcluir
  4. Marco Antônio Rodrigues de Araújo28 de novembro de 2009 às 21:37

    Também sou neto do sr.Antônio José e é com uma maior honrar de fazer um comentário sobre essa notícia pois meu avô sempre foi um homem de fé que nunca desistiu de seus sonhos,amigo,sempre me dá conselho para ajudar minha mãe é sempro me emonciono ao vê-lo tocar . Parabéns vô você merece! beijos!!

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.