24 de novembro de 2009

VOCÊ NUM GRANDE FILME DE SUCESSO

 
Descobrir um personagem de cinema parecido com você é uma forma alegre e inspiradora de se analisar a vida

A invenção do cinema no século XIX possibilitou a junção da fotografia, som, cores e movimento. Desde então essa modalidade de expressão se tornou talvez a mais emocionante forma de representar a vida em toda a sua complexidade. O cinema também deu origem mais tarde à televisão. O cinema emociona bastante, principalmente quando vemos um personagem de algum filme parecido com o que fazemos no cotidiano. E se o filme for de grande sucesso esse fato se torna mais especial ainda. Toda pessoa pode encontrar um personagem de cinema parecido consigo mesmo, é só ter a curiosidade e ir à procura. Eu por exemplo me assemelho em muitas circunstâncias com o personagem Jack, interpretado pelo ator Leonardo Di Caprio, protagonista do filme TITANIC de James Cameron.

Abalo universal


A história do Titanic é real e causa comoção mesmo depois de quase um século dessa catástrofe. O transatlântico RMS TITANIC era pertencente à empresa White Star Line (Linha Estrela Branca) e foi construído nos estaleiros da Harland and Wolff, na cidade de Belfast - Irlanda do Norte. O Titanic era o maior e mais luxuoso navio do mundo em sua época. A viagem inaugural do Titanic teve início ao meio-dia de 10 de abril de 1912, partindo de Southampton na Inglaterra com destino à glamourosa e cosmopolita cidade de Nova York nos Estados Unidos. Entretanto, durante a viagem inaugural, o navio construido com a reputação de jamais afundar chocou-se contra um iceberg (uma enorme montanha de gelo que normalmente existe em oceanos gelados) e naufragou na agonizante noite de 15 de abril de de 1912. O céu e o inferno podem ser na Terra mesmo e isso depende apenas das circunstâncias que envolvem os fatos ou acontecimentos.

Deus existe

Normalmente nos voltamos mais para o nosso lado espiritual quando estamos em dificuldades. Se tudo está bem temos a tendência a esquecer um pouco de Deus. A bordo do TITANIC estavam muitos dos membros mais expoentes das sociedades da Inglaterra e Estados Unidos daquela época. O TITANIC fazia então a sua viagem inaugural levando a bordo uma elite preocupada em manter o dinheiro e as aparências. O que era o paraíso proporcionado pelo dinheiro, o luxo, o poder e as aparências inesperadamente se transformou num inferno. O luxuosíssimo navio transatântico naufragou naquela noite tenebrosa, matando 1.513 pessoas. O TITANIC viajava levando uma tripulação composta de 2.240 pessoas. Na época, para muitos nem mesmo Deus afundaria o TITANIC.

O maior sucesso do cinema mundial

Em 1997, a indústria cinematogáfica de Hollywood nos Estados Unidos, representada pela Twentieth Century Fox e Paramount Pictures lançaram mundialmente o filme com a história trágica do navio TITANIC, com a direção e roteiro de James Cameron. O maior sucesso de Hollywood tem como protagonistas os personagens Jack (Leonardo Di Caprio) e Rose (Kate Winslet). Jack é um pobre rapaz que exerce a profissão de desenhista e sua presença na viagem inaugural do TITANIC se deve ao fato dele ter ganho a passagem de terceira classe numa espécie de sorteio. Jack jamais teria dinheiro para comprar aquela passagem cara, mesmo na última classe, trabalhando como desenhista. Rose é uma jovem representante da elite americana, cuja família está em crise financeira e quer de qualquer modo casá-la com um milionário, que também está no navio, para assim poderem se salvar da falência.

Jack, por ser artista é dotado de pesonalidade magnética e logo atrai a atenção de todos no navio, inclusive de Rose, a qual viaja na primeira classe. Jack vai no porão do navio. Numa das cenas do filme Jack avista Rose na proa do navio e comenta com um amigo a sua súbita fascinação pela jovem. O amigo lhe faz pô os pés no chão:

"- É mais fácil você tocar os anjos do céu do que nela !"

Entre perigos ea fúria da família, Rose namora Jack durante a viagem. Uma das cenas mais emocionantes do filme são os momentos em que Jack apresenta a sua pasta contendo seus trabalhos como desenhista. É um grande contraste, o pobre jovem desenhista entre industriais, banqueiros e muitos outos milionários. Enfim, é Jack entre a elite americana e inglesa. Todos apreciam os desenhos de nu feminino que Jack faz.

Rose leva Jack para seu quarto e lhe pede:
"- Jack, quero que me desenhe."

Numa pose sensual e usando as jóias que seu noivo milionário lhe deu, Rose posa para Jack e depois guarda o desenho no cofre.

Durante o naufrágio, dá-se prioridade de salvamento para os passageiros da primeira classe e Rose luta para salvar seu amado condenado à morte por está no porão do navio. Rose consegue colocar Jack num bote salva-vidas. Rose chega à proa do navio com Jack, que a abraça e diz:

"- I`m king of the world !"
'- Eu sou o rei do mundo !"

Jack se sente o rei do mundo por está amando e sendo amado em meio à toda aquela catástrofe. Seria o amor o mais poderoso de todos os sentimentos ?

Uma cena muito forte do filme é no ato em que o navio está afundando e vê-se em sua dianteira o nome branco sobre o preto do casco: TITANIC LIVERPOOL  Mas Jack morre nas águas geladas do oceano naquela noite de flagelo que comoveu o mundo inteiro. Rose conseguiu se salvar e lembrará para sempre do seu amado.

Entre a realidade ea ficção

Em 1985, o Dr. Robert Ballard comandou a expedição oceanogáfica que encontrou os destroços do TITANIC, localizado há 3.800 metros de profundidade ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland. Um ano depois ao local chegou a equipe da National Geographic Society e filmou o TITANIC naufragado há 73 anos naquela época. A expedição encontrou muitos objetos pertencentes aos passageiros.

Na abertura do filme TITANIC, uma velhinha de mais de 80 anos de idade toma conhecimento dessa expedição e se emociona ao saber que encontraram o cofre com o desenho que Jack fez dela há 73 anos atrás. A velhinha éa sobrevivente real desse naufrágio e que teve um envolvimento amoroso relâmpago com Jack. O Dr. Robert Ballard é conhecido em todo o mundo como o descobridor do TITANIC.

A cantora canadense Celine Dion canta a música principal tema do filme TITANIC, que se chama:

My heart will go on
O meu coração continuará

O coração que continuará éo da sobrevivente que teve o envolvimento amoroso com Jack. Até o momento da notícia do descobrimento dos destroços do TITANIC em 1985, ela ainda amava Jack. O passado trágico voltou ao presente com a descoberta do desenho que Jack fez dela. O amor representado pelos traços de um lápis sobreviveu até mesmo a um naufrágio, permanecendo intacto por 73 anos!

Jack era o rei do mundo eo coração de sua amada não lhe esqueceu jamais. É O AMOR !

Minha inspiração

Foi muito bem recebida pelos leitores do PORTALESP o artigo que escrevi sobre a super modelo Gisele Bündchen, a qual foi ilustrado com os desenhos que fiz dela. O ator Leonardo Di Caprio foi o namorado de Gisele Bündchen por alguns anos. Hoje, antes de escrever este artigo, passei numa loja de discos no Centro de São Paulo e comprei o DVD especial de colecionador do filme TITANIC. São 3 discos numa embalagem especial que mostram toda a história do TITANIC além do filme. TITANIC foi muito bem recebido no Brasil e todos conhecem essa mega produção que custou mais de 200 milhões de dólares, a mais cara até hoje.


Tenho certeza que vai ser uma grande emoção quando descobrir o personagem do cinema que mais se parece com você. Pesquise, garanto que vale a pena. Apresento aqui desenhos do nu feminino que fiz durante o meu curso em 2007. Eu me pareço com o Jack do filme TITANIC, na profissão e no ato de ser um sonhador e destemido. Entretanto não tenho os atributos físicos do Leonardo Di Caprio, mesmo assim não hesito em mostrar as minhas fotos por aqui (risos) !


Por: Paulo Machado

3 comentários:

  1. Gostaria de saber do artista se ele faz desenhos por encomenda? Se fizer como faço para entrar em contato.

    ResponderExcluir
  2. Prezado leitor ou leitora,

    Tudo bem ?
    Obrigado pela atenção ao nosso trabalho. Bom quando morava em Esperantina cheguei a fazer muitos trabalhos por encomenda. Posso sim analizar a sua proposta de criação de um desenho, para tanto entre em contato comigo, por gentileza. Meu e-mail é:

    paulomachado963@gmail.com

    Um abraço.
    Continue nos prestigiando por meio do PORTALESP.

    PAULO MACHADO

    ResponderExcluir
  3. Amei essa matéria Paulo Machado! Realmente, da minha parte concordo plenamente com o que você abordou com tanta propriedade. Quantas vezes me identifiquei com personagens de filmes! Quando criança, eu sonhava em ser a Mulher Gato dos filmes do Batman rsrsrsrsrs e ultimandente, tenho me identificado muito com os personagens de Suzana Vieira nas novelas, já que sou fã desta maravilhosa atriz! Obrigada por escrever artigos tão interessantes!Grande abraço!
    Márcia Ferreira, cantora e radialista.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.