9 de dezembro de 2009

AUTÓGRAFO DO CANTOR FRANK AGUIAR


Primeira vez que pedi um autógafo... foi para uma personalidade que representa muito bem o Piauí para o Brasil.

Para todas as pessoas que lidam com o meio artístico, dar um autógrafo é sinônimo de reconhecimento profissional por parte do público. E para quem recebe o autógrafo ele passa a ser a prova de que o fã esteve por um instante pessoalmente com o artista. Nunca fui de assediar artistas, embora já tenha tido a oportunidade de ver muitos deles de perto, principalmente aqui em São Paulo. Já passei algumas vezes por atores da Rede Globo em alguns ambientes e ruas de São Paulo, não tive no entanto a curiosidade de abordá-los. Sei que alguns artistas não gostam desse tipo de assédio, a ponto de muitos andarem protegidos por seguranças. Então, mesmo admirando os artistas em questão eu me mantenho retraído.

Em busca de um autógrafo

No mês de agosto último, eu ouvia pela madrugada o programa Forró Nativa, tranmitido pela rádio Nativa FM, uma emissora integrante do Grupo Band de Comunicação. Forró Nativa é apresentado pela dupla Mano Véio e Mano Novo, e ambos são conhecidos por dar grande força aos cantores de forró em São Paulo. Anunciaram então que o cantor Frank Aguiar estaria na loja de discos Mano Véio e Mano Novo no bairro do Brás, ligado ao Centro de São Paulo. Frank Aguiar estaria na loja divulgando o seu novo disco e conhecendo o seu público. O programa Forró Nativa termina às 5h, quando dá início "As canções que você fez pra mim", apresentado por Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos. Dudu Braga é deficiente visual e apresenta em seu programa as músicas do paizão. Dudu Braga constantemente se refere a Roberto Carlos como "o paizão". Você pode ouvir esse programa, acesse o site:

www.nativa.band.com.br

No dia 22 de agosto eu fui então ao Brás conhecer pessoalmente o famoso Frank Aguiar, o qual eu já tinha visto pela primeira vez no palco, cantando ao lado de Alceu Valença durante o Tributo a Luiz Gonzaga no Vale do Anhangabaú, promovido pelo Governo de São Paulo. Era um dia de domingo, fui um dos primeiros a chegar na loja. Antes passei numa loja de discos no Centro de São Paulo e comprei o CD Show de Forró, lançado por Frank Aguiar através da gravadora Abril Music no ano 2000. O repertório desse disco inclui várias músicas de outros cantores e compositores que foram sucesso no passado. Levei ainda uma arte exclusiva com uma mensagem para o Frank Aguiar, além das matérias impressas publicadas no PORTALESP sobre a cantora Márcia Ferreira eo Tributo a Luiz Gonzaga.

A loja Mano Véio e Mano Novo estava lotada e quase todos estavam com o novo disco do Frank Aguiar para ser autografado. O meu disco era de lançamento antigo, embora tivesse sido comprado novinho recentemente para aquela ocasião. Depois de algum tempo de espera finalmente ele chegou acompanhada de algumas pessoas num carrão preto (blindado ?), inclusive por Simone e Simária que cantavam com Frank no início da carreira.

Frank Aguiar sentiu uma emoção ao ver o disco que eu dei para ele autografar, a ponto de ter dito:

"- Este foi o disco que mais vendeu em toda a minha carreira."

Tive então a curiosidade de perguntar quantas cópias do disco Show de Forró tinham sido vendidas, ele respondeu empolgado:

"- Mais de 1 milhão até hoje !"

Em seguida ele escreveu na capa do disco Show de Forró um autógrafo para mim:

"Ao amigo Paulo Machado."
Abraços do Frank Aguiar,

Auuu!


Não imaginava que aquele era o maior disco da carreira dele. A razão de ter comprado esse disco éo fato da inclusão da música da Márcia Ferreira, "Chorando se foi", sucesso nacional e internacional de autoria dos compositores bolivianos Ulisses Hermoza e Gonzalo Hermoza. Márcia Ferreira estourou nacinalmente apartir de1986 com a música Chorando se foi. Frank me disse que alguns anos atrás mantinha contato com Márcia Ferreira. Frank recebeu as páginas impressas com as matérias e disse que quando chegasse em casa ia ler tudo com calma. A cantora Márcia Ferreira é uma das pessoas que integram a rede de leitores formada pelo PORTALESP, e já deixou inclusive seus comentários relativos aos artigos que mais gostou de ler. Na loja havia todos os discos lançados por Frank Aguiar, mas a outra coisa que me motivou a escolha do CD Show de Forró, é que foi na divulgação desse trabalho que Frank Aguiar se apresentou pela primeira vez em Esperantina, no CLUBE DO FORRÓ, no ano 2000... foi um dos maiores shows que a cidade já viu.

Uma carreira singular


Era o ano de 1998 e eu morava em Teresina. Numa tarde de domingo, assistido ao Domingão do Faustão na Rede Globo, vi quando Frank Aguiar se apresentou pela primeira vez naquele programa. A apresentação de Frank Aguiar naquele programa de auditório, o de maior audiência em todo o Brasil, foi um marco na carreira do cantor. Poucos dias depois eu passeava de bicicleta pela avenida João XXIII em Teresina, parei diante do semáforo vermelho e ao lado um out-door gigante de fundo preto com letras garrafais amarelas anunciava:

FRANK AGUIAR, DO DOMINGÃO DO FAUSTÃO DIRETO PARA TERESINA.

Podemos afirmar que Frank Aguiar conquistou um lugar único no cenário artístico nacional. Um cantor de forró, nordestino, do Piauí, se tornar um ídolo nacional ?! Além disso fazer sucesso também na política ?! Frank Aguiar conseguiu tudo isso. Eleito para o cargo de Deputado Federal por São Paulo até 2011, Frank Aguiar chegou a Brasília, retornou antes do final do mandato para assumir o cargo de vice-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo, onde Luiz Marinho éo prefeito. No carnaval de 2006, a escola de samba Tom Maior, de São Paulo, teve como tema de seu desfile e enredo o cantor Frank Aguiar eo Piauí.

Os sonhos de um sonhador

Frank Aguiar é Francineto Luz de Aguiar. nascido no dia 18 de setembro de 1970 em Itainópolis, Sul do Piauí. O cantor é formado no curso de Música pela Universidade Federal do Piauí, UFPI, também é bacharel em Direito pela Universidade Paulista, UNIP. O Brasil aguarda com muita expectativa  o lançamento do filme que conta a História desse sonhador chamado Frank Aguiar. Com direção do cineasta Caco Milano, "Os Sonhos de Um Sonhador" está sendo rodado no Piauí e em São Paulo eo elenco inclui atores famosos: Gustavo Leão (intérprete de Frank Aguiar), Leandro Learte, Milton Guedes, a ex-BBB Gisele Soares, Luigo Vaz, Dirceu Andrade, Rosi Campos, Chico Anysio, entre outos.

Orgulho de ser do Piauí

Uma característica marcante de Frank Aguiar éo grande orgulho que ele tem de ser piauiense, tanto que ele afirma isso constantemente em suas músicas e em suas apresentações em programas de TV. O cantor desempenha com eficiência a missão de mostrar para o Brasil inteiro que o Piauí não é somente atraso sócio-econômico. Depois de Frank Aguiar o Brasil passou a conhecer um pouco mais sobre o Piauí. Convido os nossos leitores a visitarem o site oficial do Frank Aguiar, que foi reformulado recentemente e está espetacular. Acessem:

www.frankaguiar.com.br
 
Foto: Francisco Lindoval

Por Paulo Machado

2 comentários:

  1. Nossa, Paulo! Acabei de ler toda a sua matéria sobre o Frank Aguiar. Você me fez relembrar tantos momentos bons, um deles foi justamente o show que ele fez em nossa cidade(Esperantina), eu não pude ir, mas na época trabalhava num laboratório de revelação e pude ter o prazer de ver muitas fotos que foram reveladas lá. É muito bom você fazer esse relato da vida de nosso conterrâneo famoso, principalmente citando que ele tem orgulho de ser piauense, pois moro no Distrito Federal e conheço pessoas que são do Piauí e tem receio em dizer que são dessa terra, que apesar de sofrida eu me orgulho muito, infelizmente isso existe, mas eu defendo com garra meu Estado, onde quer que eu esteja. No meu local de trabalho eu até discuto com quem tenta fazer "piadinha" do Piauí. Como piauíses devemos mostrar sempre o que há de melhor em nosso Estado e nunca baixarmos a cabeça diante de comentários infelizes...EU SOU FELIZ E ME ORGULHO DO MEU PIAUÍ.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo Machado!Que linda essa matéria sobre Frank Aguiar!!! Admiro o seu trabalho e a sua trajetória e fiquei feliz por saber, que no disco que mais vendeu em sua carreira estou lá fazendo parte com minha canção Chorando se foi, que ficou lindo no Cd deste cantor piauiense que o Brasil ama de paixão. Você, Paulo Machado, sempre nos proporciona maravilhosas matérias aqui no PORTALESP, com sua maneira únicade escrever, que nos faz entrar dentro desse universo e nos situarmos exatamente dentro do contexto. Quando li esta matéria parecia até que eu tb estava junto com vc conversando com o Frank e me emocionando com esse autógrafo que ele dedicou à você com muito carinho. Um grande abraço e continue nos encantando com seu trabalho especial no PORTALESP. Abraços da sua admiradora: Márcia Ferreira.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.