
Homens, em geral, assumem apenas um papel a vida inteira. Homens têm que parecer fortes, competitivos e durões. Sempre a mesma coisa. Não importa se eles estão jogando futebol com crianças, lavando o carro ou lutando com um inimigo. Sempre pretendemos ser superiores e ensinar alguma coisa. Existe um traço de inflexibilidade em nossa natureza. Quando perdemos algo, no mínimo temos uma explicação lógica para isto. Seria uma humilhação apenas aceitar a derrota e chorar. Homens economizam lágrimas do mesmo modo que os bombeiros economizam tempo. Entretanto, mesmo sendo tão duros em relação a nossos sentimentos e imagem pública, nos apaixonamos pelo modo como as mulheres se transformam.
Elas mudam a cada segundo, e nós apenas apreciamos isto. Elas podem ser a fadinha, a bruxa, a inocente garota ou a mulher sensual que atrai nossos olhares e pensamentos. Elas também podem ser, ao mesmo tempo, a mãe frágil que amamenta uma linda criança e a forte atleta que caminha rápido enquanto empurra um carrinho de bebê. As mulheres têm certa liberdade que as permite ser flexíveis em relação aos papéis que desempenham no dia-a-dia. Apesar de nossa admiração, nós homens não entendemos bem esta liberdade. Para nós, as mulheres são paradoxais e nós amamos isto. Mas, por quê?
Amamos a flexibilidade feminina apenas porque assim podemos relaxar. Isto parece fácil e superficial, mas tem grande importância em nossas vidas. Habitualmente parecemos tensos e por isto procuramos uma pessoa, um espaço que nos ajude a relaxar e sentir livres. Ok! Sendo homem, tenho que confessar que ir ao bar com amigos é uma boa idéia. Mas também tenho que dizer que isto não é suficiente. Embora alguns amigos possam nos fazer sentir compreendidos, apenas uma mulher pode nos fazer sentir completamente acolhidos. Existe um jeito feminino único de hospitalidade.
Nada é mais acolhedor do que encontrar uma adorável e divertida mulher após um dia intenso de trabalho. Ela se interessará por nossa situação. Quando ela sorrir, nosso esgotamento vai sutilmente desaparecer. Talvez ela eleve a sobrancelha e faça perguntas difíceis. Em um dia de sorte, ela irá apenas beijá-lo apaixonadamente, como todo homem imagina merecer.
Contudo, exatamente por esta flexibilidade, a doce sensação de acolhida pode inesperadamente mudar e tornar-se ironia ácida ou lágrimas amargas. E nós homens permanecemos imóveis, quase sem entender o que está acontecendo. Estamos apenas seguros de que isto mudará a qualquer momento e tudo dará certo. Apenas curtimos esta sensação de estar em casa.
A flexibilidade é a qualidade que mais aprecio nas mulheres. Entretanto, isto é uma espécie de segredo porque se conto isto às mulheres de minha vida, elas certamente me considerarão machista. Se contar isto aos meus amigos, eles dirão: “Você é apenas um bobo romântico”. Entretanto, as mulheres são mais livres que os homens, e esta liberdade nos ajuda a relaxar e ser menos competitivos. A única coisa que podemos ter certeza é que elas mudarão inesperadamente. Curta a surpresa e relaxe!
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Educação, Filosofia, Pastoral Juvenil e Orientação Vocacional. Atualmente continua sua formação acadêmica em Saint Marys College of California, nos Estados Unidos.
Magnífica e verdadeira sua descrição sobre a flexibilidade da mulher...Parabéns.
ResponderExcluirRealmente, temos essa façanha de mudarmos de atitude a cada momento...Interessante como retrata o modo de como as mulheres se portam.
ResponderExcluirNós fazemos a diferença ao mundo e com a ajuda do homem, podemos ir além.
Bjus