29 de dezembro de 2009

Policiais federais estão assumindo delegacias no interior


O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (Sinpolpi) denuncia que policiais federais aposentados estão ocupando indevidamente cargos privativos de policiais civis de carreira em cidades do interior.

Haveria ainda casos de trabalhadores terceirizados de prefeituras que, sem preparação, que estariam trabalhando em funções policiais na delegacia.

O sindicato está fazendo um levantamento, em todo o estado e afirma que o ex-delegado de Batalha, agora lotado em Luzilândia, Washington Avelino, é o caso mais notável. Ele seria um delegado aposentado pela Polícia Federal que assumiu o distrito no interior. “Eles estão ocupando os espaços dos (policiais) civis. Isso é uma determinação do secretário (de Segurança, Robert Rios). Ele está só ajeitando o povo dele. Tem policiais federais dentro da própria secretaria em cargos importantes”, acusa Cristiano Ribeiro, presidente do Sinpolpi.

Ele afirma que entre os casos já catalogados pelo sindicato estão ainda o da delegacia de Luis Correia e que, em outra cidade, foi encontrada uma enfermeira fazendo um estágio remunerado. “A Polícia Civil está sucumbindo nas suas atribuições. Nós temos policiais bacharéis em Direito. O pessoal está se qualificando e não tem espaço”, diz Ribeiro. Segundo ele, o relatório contendo as irregularidades em todo o estado será apresentado na primeira quinzena de janeiro ao Ministério Público.

O presidente do sindicato diz ainda que as atribuições entre as duas polícias são diferentes além do que é ilegal que o membro de uma organização seja alocado na outra, ainda mais sendo aposentado. "Isso fere os princípios da moralidade administrativa dentre outros princípios óbvios previstos na Constituição. Polícia Civil e Polícia Federal são instituições distintas, cada qual com os seus quadros. A Polícia Civil precisa ser respeitada. Será se a PF admitiria um polícia civil do Piauí trabalhando em seus quadros de forma clandestina?", questiona Ribeiro.
 
fonte: luzilandia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.