19 de março de 2010

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO ATENDIMENTO AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

A Secretaria Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEMID) que tem a frente a primeira dama do município Cleonice Araújo em parceria com a secretaria municipal de saúde realizaram no auditório da UAB o curso de capacitação dos agentes comunitários de sáude para todos os agentes da zona urbana e rural.
Participaram da abertura do curso o prefeito Chico Antonio, os vereadores Jânio Aguiar e Paulo Brasil, os secretários: Santana (saúde), Vilma Amorim (educação) Domingos Luiz (Assistência Social).

Vários temas foram abordados pelos palestrantes, como por exemplo: reconhecer os tipos de deficiência, elaboração de um cadastro dos deficientes da cidade, atendimento e encaminhamento para aquisição de benefícios, acessibilidade dos prédios públicos e privados dentre outros.

Atuaram como palestrantes:

Secretária Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência - Cleonice Araújo
Psicopedagoga - Maria da Luz Neta
Psicológa - Sâmia Fernanda
Chefe da Divisão Administrativa da SEMID - Fabiana Lima

Para o prefeito Chico Antonio é de extrema importância qualificar os agentes de saúde para o atendimento dos deficientes já que hoje o município tem 15% de sua população portadora de alguma deficiência e precisamos de todas as áres do governo envolvidas neste processo, a princípio estamos fazendo uma capacitação com os agentes de saúde, depois vamos capacitar os professores, o pessoal da assistência social e até área privada em especial aos comerciantes da cidade para que os mesmos estejam providenciando acessibilidade aos seus pontos comerciais.

João Eduardo, agente de saúde da localidade Mundo Novo, falou da importância desta capacitação para que eles possam reconhecer os diversos tipos de deficiência e facilitar ainda mais o seu trabalho e o atendimento ao deficiente e parabenizou a SEMID por este trabalho que vem desenvolvendo para com os deficientes.


 
 Márcia Jane, agente de saúde do PSF do bairro Cristo Redentor, disse que essas qualificações é um elo de ligação entre as secretarias e facilita muito o atendimento e só quem tem a ganhar é comunidade em geral.

Vale ressaltar que a SEMID (Secretaria Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência) é a primeira secretaria municipal do país voltada para o atendimento exclusivo dos deficientes.

Os agentes comunitários de saúde assistiram atentamente a todas as palestras e fizeram vários questionamentos para otimização de suas atividades em campo. Recursos áudio-visuais e panfletos foram distribuídos. Ao final foi servido um lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.