18 de março de 2010

Esperantina decreta Estado de Emergência no município

O prefeito Francisco Antonio junto com o presidente da defesa civil e secretário desenvolvimento rural Patrocóllo da Silveira assinou o decreto que trata do estado de emergência a respeito da “Seca Verde” que o município de Esperantina está passando nesse momento pelo baixo volume de chuva.

O Decreto foi fruto de uma reunião entre a Defesa Civil, em conjunto com o EMATER e os órgãos competentes, que após uma análise na região foi estimado, que o município já perdeu em torno de 80% da produção agrícola a qual compromete as principais culturas entre elas arroz, feijão e milho. A mandioca estima-se que a perca está em torno de 60%, já a área agropecuária dos caprinos, ovinos e bovinos chega a um total de 11 mil.

Tudo isso em decorrência da seca verde, por conta das irregularidade das chuvas que está deixando o município em estado de preocupação extrema, comprometendo a vida das famílias que vivem deste meio, esta situação compromete no seu cotidiano, pois muitos nesse período não têm outra atividade a ser desenvolvida, além da roça. A situação dos produtores que tem empréstimos feitos em bancos para custear a produção, pois os mesmos precisam sentar e discutir para juntos encontrar uma solução para amenizar a situação.

Patrocóllo Silveira, levou até o prefeito o documento da real situação em que se encontra o município. O mesmo relatou o baixo índice pluviométrico que assola o município de Esperantina que já se caracteriza o fenômeno da “seca verde”.

Uma tomada de iniciativa o mais rápido possível, pois tanto o município quanto os agricultores precisam de ajuda, como o auxilio safra para os mesmos para poderem se manterem nesse período critico.


Fonte: CCOM - Esperantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.