26 de março de 2010

HGV terá transplante de coração e fígado até o fim do ano

Uma das novidades do Hospital Getúlio Vargas é o serviço de cardiologia, inexistente do hospital antes da sua reforma. Com a instalação da clínica, o HGV deverá fazer até o final deste ano o seu primeiro transplante de coração. Hoje, o centro de saúde realiza apenas transplantes de córnea e rins.

De acordo com o secretário de Saúde, Assis Carvalho, o espaço físico para a realização dos transplantes está pronto. A única pendência é quanto aos equipamentos, que foram licitados e devem chegar num prazo máximo de 60 dias. Após a chegada dos materiais será montado o setor de hemodinâmica. “Esses equipamentos devem chegar nesse prazo, e montaremos a parte de hemodinâmica”, disse o secretário de saúde.

Com isso, o transplante de coração poderá ser feito também na rede pública de saúde. Atualmente, nenhum hospital do Piauí faz esse tipo de transplante. O Hospital Santa Maria, centro de saúde privado, realizava a cirurgia, mas encontra-se em reforma.

Além do transplante de coração, o HGV começará, no final deste ano, a realizar transplantes de fígado. Para isso, o governo do Estado fez uma parceria com o hospital com o Hospital Sírio-Libanês. Este está ministrando curso para as equipes multidisciplinares do Getúlio Vargas.

O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.