18 de abril de 2010

Contrariando expectativas

O Instituto Vox Populi divulgou nova pesquisa sobre a intenção de voto dos brasileiros quanto à corrida presidencial. Isso não seria propriamente uma novidade, pois a aproximação do pleito intensifica também a divulgação das mais diversas pesquisas de opinião.

No entanto, essa última pesquisa do Vox Populi traz alguns dados interessantes não apenas para a reflexão dos leitores/eleitores, mas também dos políticos.

De acordo com os números, o pré-candidato tucano José Serra tem a preferência do eleitorado feminino enquanto, mais surpreendente ainda, a petista Dilma Roussef apresenta melhor desempenho na população masculina. Segundo o estudo, a maioria das mulheres, que representam 51,8% do eleitorado brasileiro, mais de 68 milhões de pessoas, optam pelo tucano Serra. Entre o público masculino, em contrapartida, a candidata petista está na frente, com 37% das intenções de votos, contra 33% de Serra.

A pesquisa da Vox Populi foi realizada entre os dias 30 e 31 de março deste ano, com 2.001 pessoas, em todas as regiões do país. Transcendendo aos números, é possível perceber que eleitor já tem astúcia para não se deixar fisgar por argumentos que não se sustentam. Falando mais claramente, essa pesquisa indica que as pessoas já perceberam o peso de suas decisões diante das urnas eletrônicas e, portanto, sabem que a escolha não deve ser definida apenas por uma questão sexista ou partidária. O voto vai além de uma simples questão de revide feminista ou de "reserva de mercado" machista. O eleitor, homem ou mulher, sabe que sua escolha interfere nos novos rumos do país, ou seja, vai incidir sobre todas as pessoas, independente de sexo.

Não existe regra nenhuma que determine a obrigatoriedade de homens votarem em outros homens ou mulheres "prestigiarem" outras mulheres. A regra nesses casos, ao menos teoricamente, deve ser sempre a do eleitor consciente que define seu voto a partir de uma convicção consciente quanto à sua escolha.

Fonte: Cícero Portela / O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.