20 de maio de 2010

São João do Arraial na preparação para o 6º. Festival Cultural

Por Christianne Melo

A sexta edição do Festival Cultural Arraia de Todos  de São João do Arraial, já tem data certa para acontecer. De 19 a 23 de Junho, a Terra dos Cocais se transformará num enorme palco de tradições, atrações folclóricas e culturais de todo a região. 

Com o tema “São João do Arraial: cidade da cultura empreendedora”, o Festival deste ano ressalta o destaque que o município vem sofrendo devido a valorização dos grupos, artistas e manifestações locais e regionais. Prova disso foi o recém-conquistado Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria melhor projeto estadual, reunindo diversas ações executadas no município. 

De acordo com a organização, o tema ainda faz alusão ao aumento de empreendimentos no município. “Cultura também significa cultivo. E São João do Arraial tem se destacado dentro e fora do Estado como um município modelo em diversas áreas. E é o cultivo de idéias e ações inovadoras que tem proporcionado a mudança do povo. Isso também se reflete na valorização da cultura local, pois a auto-estima das pessoas foi recuperada”, afirma Christianne Melo, jornalista e membro da equipe organizadora do evento.

As equipes de organização já iniciaram os preparativos para elaboração de decoração, estrutura, mobilização de patrocinadores e parceiros. As quadrilhas juninas, por sua vez, já estão em ritmo de São João, realizando seus ensaios e definições de figurino.
Durante essa semana, de 19 a 21 de maio, estão abertas as inscrições para os barraqueiros da praça de alimentação do Espaço Junino. Os interessados deverão levar documentação pessoal ao banco dos Cocais – local de inscrição – e pagar uma taxa no valor de R$ 60,00. 

De acordo com a organização, essa taxa será divida entre a doação para a paróquia e o restante vai ser direcionado ao fundo de apoio aos grupos de produção e economia solidária do município. Os barraqueiros ainda terão que se comprometer a participarem de capacitações nas áreas de higiene e atendimento ao público bem como utilizar os materiais de higiene como touca, luvas e avental, disponibilizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

As bandas Superid e Explosão do Som já estão confirmadas para o evento que ainda contará com a Festa do Vaqueiro com cavalgada pelas ruas da cidade, competições, dança de boi e apresentação do coral de vaqueiros de União. O festival ainda trará diversos artistas e grupos folclóricos e culturais regionais e estaduais além dos artistas e grupos locais como o já consagrado Tambor de Crioula da Chapada da Sindá.

Este ano, o Festival Cultural terá uma novidade: o seu lançamento, previsto para o final do mês de Maio. Uma noite de apresentação prévia da estrutura do evento para o grande público.

Dentre os apoios já confirmados para o VI Festival Cultural de São João do Arraial já foram confirmados importantes órgãos como o Ponto de Cultura Coco Babaçu, Banco dos Cocais, Governo do Estado do Piauí através da Secretaria Estadual de Educação e FUNDAC, Armazém Paraíba, Sebrae e Banco do Nordeste.

O Festival Cultural de São João do Arraial é realizado todos os anos, no mês de Junho – período em que é comemorado o festejo do padroeiro da cidade, São João Batista. O evento ainda trás em sua programação shows, barracas de comidas típicas, feira de economia solidária, a festa do vaqueiro – um dia inteiro de competições, festa e homenagem a esta figura tipicamente nordestina – além do já tradicional concurso regional de quadrilhas juninas, considerado o maior de todo o Território dos Cocais.

“Hoje, os próprios grupos nos procuram interessados em  participar. E as quadrilhas juninas sempre aguardam o período de inscrição para o concurso com bastante ansiedade para que não percam a vaga já que só concorre uma quadrilha por município da região”, explica Aline Alencar, coordenadora municipal de cultura.

Para maiores informações sobre o concurso regional de quadrilhas, com inscrições previstas para o dia 08 de Junho, os grupos podem aguardar mais informações através do canal “Fale Conosco” do site do município (www.saojoaodoarraial.pi.gov.br) ou pelo telefone da secretaria municipal de educação e cultura (86) 3385-1109. 

Em Junho, São João do Arraial é só alegria! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.