14 de maio de 2010

Virada Cultural em São Paulo

Nos dias 15 e 16 de maio a cidade mais badalada do Brasil realiza uma de suas maiores festas populares.

Logotipo
Neste fim de semana a cidade de São Paulo celebra mais uma edição da Virada Cultural. O evento acontece tradicionalmente em 24 horas ininterruptas de shows musicais e outros espetáculos.  A inovação deste ano acontece com a apresentação de artistas internacionais provenientes da França, Espanha, Cuba, Suécia, Inglaterra, China e Estados Unidos. Entretanto o grande destaque fica mesmo com os nossos artistas nacionais, desde os que fizeram sucesso no passado aos que estão no auge atualmente. Virada Cultural é um mega evento que representa fielmente São Paulo, a cidade que não pára nunca. Ruas, praças, avenidas, clubes, teatros, cinemas e museus em toda a cidade dão lugares aos palcos da Virada Cultural.

O palco da saudade
Montagem do palco
Talvez o palco de maior sucesso da Virada Cultural seja o destinado aos artistas que fizeram sucesso no passado, mas que ainda hoje são amados  pelo público. O palco da saudade também é conhecido como 'palco brega". Nesta edição da Virada Cultural 12 artistas se apresentarão no palco da saudade, entre eles Luiz Caldas, Sidney Magal, Jerry Adriani, Vanusa e Wanderléia. O palco da saudade éo mais prestigiado pela mídia que faz a cobertura do evento e fica instalado no Largo do Arouche. A atração internacional Double You também canta no palco da saudade. Também quem se apresenta no Largo do Arouche é a imortal chacrete Rita Cadillac.

Outros palcos

Na famosa Praça da Répública ocorrem shows de cantores como Jair Rodrigues e Elza Soares.

A famosa banda de reggae do Maranhão, Tribo de Jah,  se aprenta na rua Barão de Limeira.

Zélia Duncan e Toquinho cantam na Praça Julio Prestes.

Na Avenida São João cantam CPM 22, Raimundos, Pitty, Titãs, entre outros. É o palco do rock'n' roll..

Sucesso consolidado

A mega festa chamada Virada Cultural criada por São Paulo é um grande sucesso de público e de mídia. Dessa maneira a Virada Cultural começa a ser copiada por muitas cidades, no interior de São Paulo e outros Estados. Na edição de 2009 vi as apresentações do Wando, Reginaldo Rossi e Beto Barbosa, ocorridos em sequência no Largo do Arouche. Fiquei colado na grade de proteção do palco, quase fui esmagado. O epicentro do terremoto se deu quando o Wando jogava e recebia calcinhas, além de jogar também rosas e maçãs para o público. Reginaldo Rossi celebrava a cultura dos cornos e companhia. Beto Barbosa também empolgou o público com suas danças animadas e sensuais, ele ainda brilha ! Uma grande quantidade de jornalistas e cinegrafistas estavam em frente ao palco, no dia seguinte a minha cara saiu estampada em primeiro plano, em meio à multidão, numa foto na capa do caderno de cultura do jornal Folha de São Paulo.  Foi a primeira vez que a minha cara, mesmo anônima, apareceu num jornal de verdade. Antes eu só aparecia nos jornais xerocados que eu mesmo fazia. Na verdade essa aparição talvez fosse um prenúncio, pois no mês seguinte aconteceu a minha estréia inusitada aqui no PORTALESP.

Você pode ver muitos videos da Virada Cultural no YouTube, inclusive o show do Wando. Procure por: Wando na Virada Cultural.

Para obter mais informações , inclusive a programação completa da Virada Cultural acesse o site oficial do evento:

www.viradacultural.org


Se você mora em São Paulo prestigie a Virada Cultural, é uma grande festa onde o povo celebra a alegria.
Vista de São Paulo

Sobre o Colaborador:
Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é um grande colaborador deste portal.

Um comentário:

  1. Amigo Paulo Machado! Que marvilha de reportagem! A Virada Cultural é tudo o que precisava pra realamete fazer com que São Paulo seja não só esta grande metrópole industrial, do país mas tb um dos maiores polos da cultura nacional e internacional. São Paulo é orgulho para nós artistas, principalmete no que diz respeito ao valor que sempre deu à nossa maravilhosa diversidade cultural, sem discriminação com o novo e o passado. Isso é que é marvilhoso. Eu amo São Paulo!!! Moro em Brasília mas amo São Paulo!!!

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.