1 de junho de 2010

Brasileiro acha que ser patriota é torcer pela seleção

Por Rafael Martins

Esse ano tem copa do mundo e veremos mais uma vez aquelas manifestações de norte a sul do Brasil, ruas pintadas de verde – amarelo, bandeiras do Brasil penduradas nos carros, camisas com a bandeira do Brasil, rostos pintados com as cores da bandeira, gente chorando de alegria e chorando de tristeza.. Algum vizinho vai bater na sua porta e perguntar se você vai participar da “vaquinha” para pintar a rua. Vai ter rosto de Luís Fabiano Gaúcho pintado pra cá, rosto de Kaká pintado pra lá. Vai ser aquela mobilização nacional pelos nossos “heróis”, a nossa seleção brasileira de futebol.

Torcer pela seleção brasileira não tem nada de mal, o problema é que aqui no Brasil a maioria das pessoas acha que ser patriota é torcer pelo Brasil na copa do mundo. E isso é alimentado com fervor pelas redes de televisão, pelas propagandas de cerveja, pelas propagandas de chinelos, pelos rádios etc..etc..etc..

Eu não tenho a menor dúvida em dizer que isso é lamentável! Acho que já está mais do que na hora do Brasil levar um “TAPA NA CARA” e cair na real.

A raiz de muios problemas do nosso Brasil está ai, quer ver?

Uma criança aqui no Brasil que cresce alimentada pela idéia que deve vestir as cores da bandeira só nos jogos de futebol da seleção, quando adulta, não terá a mínima vontade de ser brasileiro de verdade na hora que sair um escândalo na política ou quando deparada com a pobreza do seu povo e a desigualdade na distribuição de renda. Ele sempre vai querer “se dar bem” as custas dos outros e vai sempre arranjar um “ jeitinho brasileiro” para resolver problemas. Ele não vai pensar duas vezes se tiver uma chance de sonegar impostos, ganhar dinheiro com alguma trapaça e tirar proveito de qualquer situação para ganhar dinheiro. 

Isso acontece porque para ele não existe amor pela pátria, pelo país dele e pelas pessoas que fazem parte deste país. Ele não pensa no Brasil com respeito e essa é a palavra chave, respeito.

Uma criança que cresce e não sente respeito por seu país vai virar um político corrupto, um policial corrupto, um empresário corrupto, um bandido, um trambiqueiro ou na melhor das hipóteses, uma pessoa inerte que não faz absolutamente nada para tentar melhor a situação do seu país.
(Renan Calheiros foi acusado de receber ajuda financeira de um lobista , foi acusado de usar laranjas por trás de negócios ilegais e não vimos ninguém nas ruas vestindo uma camisa verde-amarela para tirar ele do cargo de Senador, mas se fosse um jogo de futebol entre Brasil e Italia ....)
Mansão do deputado Edmar Moreira, avaliada em 25 milhões de reias e comprada com o nosso dinheiro. Ninguém foi as ruas com o rosto pintado de verde amarelo para exigir a prisão desse sujeito, mas se fosse um jogo de futebol entre Brasil e Argentina...

Nós brasileiros falamos mal dos Argentinos, falamos mal dos Americanos, mas eles são patriotas de verdade...Eles amam seu país e lutam nas ruas para exigir mudanças na política, nas suas vidas e nas vidas de seus compatriotas.

Você pode notar que é comum você ver um americano vestindo uma peça de roupa com a bandeira dos EUA em qualquer época do ano, na Argentina é a mesma coisa e em outras nações é comum você ver as pessoas manifestando seu amor à pátria em situações políticas e de necessidade.

Em uma nação com pessoas que cresceram com um sentimento de respeito pelo seu país, é muito provável que tenham também respeito pelas pessoas, pela dignidade, e em situações difíceis eles vestem as cores da bandeira e lutam por seus direitos.

Mudar a mentalidade de uma população leva varias gerações e de certo nem eu e nem você que está lendo agora esse texto, teremos a chance de ver um Brasil com respeito. Mas toda mudança começa com pequenos detalhes e um dia essa mudança vai chegar. Esse texto é uma semente e espero que esta semente brote em cada canto deste Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.