12 de junho de 2010

A constatação de um absurdo

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada hoje e já começa com a constatação de um verdadeiro absurdo: está crescendo o número de famílias que deixam de levar os seus filhos para vacinar após o primeiro ano de vida.

A Secretaria Municipal de Esperantina quer modificar o comportamento desses pais, chamando-os para a responsabilidade, pois as diversas vacinas que são oferecidas pelos órgãos de saúde não podem simplesmente ser ignoradas. Não vacinar significa deixar as crianças desprotegidas, podendo ser acometidas por qualquer doença endêmica.

As crianças devem ser vacinadas até os cinco anos de idade. Embora a paralisia infantil tenha sido erradicada do Brasil há 21 anos, ela ainda é uma doença endêmica, o virus ainda circula em diversos paises com os quais o Brasil mantém relações. A vacinação de hoje ocorrerá a partir das 8 horas até o final da tarde em 217 postos espalhados por todas as áreas da capital, durante o dia inteiro. Dizer que não teve  tempo, que não tinha posto perto de casa, não vale como desculpa. E mesmo que a pessoa esteja realmente impossibilitada de levar seus filhos, ela poderá procurar o posto de saúde mais próximo durante a próxima semana, que a criança será imunizada. O que não vale é a irresponsabilidade de deixá-las expostas a riscos de doenças.

Os pais tem a obrigação de oferecer essa proteção aos seus filhos, o que também é uma forma de assegurar a cidadania dessas crianças. É evidente que uma criança não vai e não pode ir sozinha a um posto, portanto, não existe outra solução para quem pensa em ver seus filhos crescendo fortes e sadios. Deixar de atender a essa convocação das autoridades de saúde devia ser um caso de cadeia.

Um comentário:

  1. Muito bom por isso que falo que a cdade de Esperantina tem jeito, so falta vontade de politicos. Falta agora fazer rede e tratamento de esgoto, aguas pluviais, asfaltamento decente, mesmo que seja com a participação da comunidade, ai ai sim teremos mais saude, respeito, emprego e dignidade. Essa ambulancia foi prometida pelo governo federal para o brasil inteiro e so as prefeituras fazerem o necessario para ter acesso ao samur que ja é exemplo no Brasil a fora.
    Francisco Alves-- São José dos Campos-SP

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.