10 de junho de 2010

Esperantina comemora o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

A cidade de Esperantina é a primeira cidade do estado do Piauí a criar a secretaria de inclusão da pessoa portadora de deficiência e 4ª a nível de Brasil e no Piauí é o primeiro estado brasileiro com experiência pela inclusão dos portadores. Ontem foi comemorado na cidade no ginásio poliesportivo Dídimo de Castro com a presença de varias autoridades e muitos portadores familiares, entidades, alunos e professores 

Para o prefeito de Esperantina, Francisco Antonio, a implantação da secretária corresponde à uma das demandas do município, que tem 15,9% da população com algum tipo de deficiência. Até então as demandas nessa área eram atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.  O município fez uma homenagem a alguns parceiros da iniciativa privada que trabalham pela inclusão no município e empossou a comissão que fará parte do Conselho Municipal pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Município - COMUDE.


Na ocasião, a ex-secretária da SEID, Rejane Dias e presidente de honra do Conselho Estadual pela Inclusão da Pessoa com Deficiência - CONEDE foi convidada pelo município e o CONEDE  a ministrar uma palestra sobre o trabalho de inclusão no estado do Piauí. “A iniciativa de Esperantina é um marco que com certeza será seguido por outros municípios. O Piauí  vive uma nova fase em que os municípios tornam-se sujeitos ativos da luta”, explica.

O secretário pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, e a presidente do CONEDE, Helena Lima também estiveram na solenidade. “Esperantina hoje é a primeira secretária municipal do Piauí e a 4ª do Brasil a tratar da política pública da pessoa com deficiência. E isso é um marco para nosso estado”, disse Helder.

O município de Esperantina demonstrou compromisso com a pessoa com deficiência e isso deve ser copiado para outros prefeitos do Piauí”, disse a presidente do CONEDE, Helena Lima, frisando que a o evento marca as comemorações do Dia Estadual da Pessoa com Deficiência e aniversário de 7 anos da SEID.


Começamos do zero e abraçamos esse grande desafio, motivados pelo trabalho que a SEID realiza no estado”, explica Cleonice,  primeira dama e secretária municipal de Esperantina. Para o vereador Paulo Brasil, que também tem um tipo de deficiência. “Hoje o maior desafio a ser superado continua sendo o preconceito”, explica.

Para o caderante, José da Silva Araújo, 27 anos, a implantação de um órgão municipal para atender a pessoa com deficiência em Esperantina com certeza vai melhorar as condições de inclusão. “Acredito que assim como a criação da SEID e o trabalho de dona Rejane Dias mudou a forma de encarar essa causa no Piauí assim também vamos mudar a cara em Esperantina”, explica.

14 portadores recebem equipamentos ortopédicos

A SEMID – secretaria de inclusão pela pessoa com deficiência em parceria com SEID entregaram 14 equipamentos ortopédicos entre cadeiras e muletas. Entre os beneficiários estavam o senhor Cristovão Alves de Castro da localidade Mocôs, Daniel Carvalho Silva do conjunto Fazendinha, Domingos Cardoso da localidade Barreiro dos Cocôs, João Batista Abel e Francisca Maria da Silva. Dona Antonia Solange residente no bairro Cristo Redentor, representando todos os beneficiários falou “ quero agradecer a dona Rejane Dias, a dona Cleonice e o prefeito Chico Antonio por ajudarem a melhorar a vida dos nossos filhos e dos vários irmãos da nossa cidade que tem alguma deficiência, só quem tem filho com algum problema poderia ter criado um programa como este, muito obrigado.
 

Comércios são homenageados por ter acessibilidade

A SEMID – secretaria pela inclusão da pessoas com deficiência prestou homenagem aos comerciantes da cidade que já se adequaram as necessidades das pessoas com deficiência. Os que receberam as placas em homenagem foram os comércios, supermercado real do comerciante Artério Liarte, representado por sua esposa, a clinica de odontologia Dr. Ismael Sandro, representado por sua mãe dona Conceição, o colégio Manoel Rodrigues, representado por sua proprietária Bernadete Rodrigues, e o comercial Carvalho que não enviou representante. A professora Bernadete agradeceu o premio e dedicou o premio a todos os portadores de necessidades especiais.


2 comentários:

  1. alem de cadeiras de rodas e outros,os nossos deficientes também precisam de acessibilidades que vão deixa-los mais independentes,não é so o comércio que tem que fazer sua parte não,a administração pública também tem que fazer a sua.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. foi um grande evento. parabenz

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.