29 de junho de 2010

HELDER COSTA, Grande incentivador do empreendedorismo no Piauí

Biografia de um cidadão de pensamento positivo voltado para o desenvolvimento. Sua fé o faz ultrapassar fronteiras e inspirar o público.

Helder Costa, jornalista da TV Antares
Em meados da década de 1960, o funcionário da Empresa de Correios e Telégrafos, Raimundo de Freitas Costa, foi transferido para a cidade de Parnaíba - Piauí. Proveniente do vizinho Maranhão, a família do funcionário da ECT passou a residir definitivamente naquela parte importante do litoral piauiense. Raimundo, casado com Maria Eurídice de Freitas Costa, trouxe para Parnaíba 6 filhas. No dia 11 de abril de 1966, nasceu em Parnaíba o filho mais novo do casal, Helder de Freitas Costa. O futuro se encarregaria de mostrar que o menino nascido naquele dia se transformaria de fato num homem íntegro e inspirador.

Formação profissional

Helder Costa é um homem inteligente e ávido pela busca do conhecimento. Sua dedicação incondicional aos estudos o transformou em JORNALISTA, PROFESSOR E CONSULTOR EMPRESARIAL.

Em 1992 formou-se em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo pela Univesidade Federal do Piauí, UFPI. Pós-graduado em Marketing pela UFPI em 2000. Formou-se também em Administração Hoteleira pela UESPI em 2003.

Helder Costa participou de vários cursos ministrados pelo Brasil em cidades como Teresina, São Paulo, Vitória, Salvador e Brasília.

Em agosto de 1995 fez um intenso intercâmbio cultural passando pela Suíça, Itália, Áustria, Alemanha e Dinamarca.

O profissional

Helder costa foi jornalista da TV e Rádio Antares entre 1988 a 1995. Foi professor de Inglês no CCAA.

Há vários anos Helder Costa é funcionário do SEBRAE - PI em Teresina, onde já desempenhou funções diversas, tais como:
Gestor de Projetos da Agroindústria,
Gestor do Projeto EMPRETEC e DESAFIO SEBRAE - SEBRAE - PI.
Técnica da Área de Mercado.
Técnico da Área de Treinamento Empresarial.
Jornalista da Assessoria de Imprensa do SEBRAE - PI.
A atual função de Helder Costa no SEBRAE éa de Analista.

Helder Costa afirma que gosta de ensinar. Isso é verdade, tanto que ele já foi professor de Jornalismo em Teresina em várias universidades. Lecionou na UFPI entre 2003 a 2005, e também entre 2006 e 2007. Professor da FACID - Faculdade Integral Diferencial entre 2003 a 2005. Professor da FSA - Faculdade Santo Agostinho entre 2008 a 2010.

Helder Costa já publicou muitos artigos de destaque nos jornais de Teresina, como O Dia, Meio Norte e Jornal da Manhã.

As múltiplas funções profissionais de Helder Costa não param aí, ele também percorre o Piauí inteiro ministrando palestras e cursos que vão de Marketing Pessoal a Atendimento ao Cliente. Como Consultor Empresarial já prestou serviços para empresas como FACID, UNIMED, Grupo Bethoven Brandão, O DIA, CEAPE, Imobiliária Rosângela Castro e INFRAERO.

Uma longa amizade

Era junho de 2002 e o jornalista, professor e consultor empresarial foi a Esperantina ministrar um curso de Marketing Pessoal do qual eu também participei. No final do curso ele deixou seu endereço para os participantes entrarem em contato com a finalidade de exclarecerem dúvidas. Um ano depois eu resolvi escrever uma carta para ele contando como eu tinha aplicado na prática os conhecimentos adquiridos no curso de Marketing Pessoal. Helder Costa escreveu uma carta de próprio punho e me respondeu: era meados de 2003 e eu já estava morando em São Paulo, passando as maiores dificuldades, inclusive de saúde. O tempo foi passando mas sempre mantivemos contato. Em 2009 nos reencontramos quando Helder Costa veio a São Paulo trazendo um grupo de empresários piauienses para participar da FRANCAL, Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, realizada anualmente no Parque Anhembi.
Helder Costa recebendo certificado internacional no Japão

Aventura no Oriente

Helder Costa deixou o cargo de professor da Faculdade Santo Agostinho para participar de um curso no Japão. Durante todo o último mês de março ele adquiriu novos conhecimentos trasmitidos pelos japoneses no curso PROMOTION OF REGIONAL INDUSTRIES THROUGH DEVELOPMENT OF SMALL AND MEDIUM ENTERPRISES.

Tradução: Promoção da Indústria Regional Através do Desenvolvimento dos Pequenos e Médios Empreendedores.

Família


Helder Costa mora em Teresina e é casado com a fisioterapeuta  Márcia Adriana, com quem tem 2 filhos: Vanessa e Bruno. Conhecemos assim a verdadeira história de vida e entusiasmo de um legítimo cidadão piauiense e brasileiro registrado em cartório como HELDER DE FREITAS COSTA. Com apenas 44 anos de idade ele ainda pode contribuir bastante para o desenvolvimento do Piauí.

Helder Costa sempre prestigia o nosso trabalho no PORTALESP, certamente ele lia as nossas matérias quando estava no Japão, o Extremo Oriente do planeta. Atualmente Helder Freitas ou Helder Costa escreve a coluna CONSULTORIA EMPRESARIAL no portal www.180graus.com, além de apresentar o quadro FAZENDO A DIFERENÇA no Jornal Antares da TV Antares. Na televisão ele dá dicas sobre o mundo do empreendedorismo.

Helder Costa convida de forma especial os leitores do PORTALESP para o visitarem na sua coluna CONSULTORIA EMPRESARIAL.

www.180graus.com/consultoria-empresarial

Sobre o Colaborador:

Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é um grande colaborador deste portal

2 comentários:

  1. Helder é uma pessoa maravilhosa e um excelente profissional! Adorei a matéria!

    ResponderExcluir
  2. Adorei te conhecer,espero que você nos visite pelos mesno antes de acaba o ano.Tenho novidades estou fazendo o curso de informática,estou deixando de ser alnafabeta digital,até que enfim sergui os seus conselho,fiz um orkut.
    juliana moura.moura6@mail.com
    Muito obrigado pelos comentários sobre o meu trabalho de artesanato.
    Sou Juliana moura,não Juliana lima de alto-longá.Sou mas uma fã,beijos Francimária e lili.
    MUITO OBRIGADO......

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.