7 de junho de 2010

PARADA GAY DE SÃO PAULO, A MAIOR DO MUNDO

Pedindo apoio contra a homofobia da sociedade e dos políticos, o evento deste ano manteve a sua tradição, clamando por justiça e levando a alegria e o colorido do arco-íris para toda a cidade.

Mais uma vez a festa mais alegre e colorida parou a cidade de São Paulo. No domingo, dia 6, aconteceu a 14° Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Este ano a festa incluiu comemorações por vitórias alcançadas, mas o clamor por justiça de igualdade era o grito de guerra do evento. O tema VOTE CONTRA A HOMOFOBIA foi estampado nos 18 trios elétricos que desfilaram na Avenida Paulista e seguiram pela Avenida da Consolação. É a grande festa de uma força unificada.

A força maior

O objetivo maior do evento foi conscientizar a sociedade na busca de apoio a políticos comprometidos em favores dos direitos essenciais da classe LGBT, além de pedirem que combatam qualquer forma de discriminação. A gigantesca multidão que comparece ao evento vai para protestar, mas aproveita também para se divertir. Ninguém fica parado com os trios elétricos tocando ritmos variados, que vão do pop à dance music. O colorido das cores do arco-íris dos balões, bandeiras e a decoração em geral contribui para a alegria total, onde tudo estava em completa harmonia com o céu azul, muito azul e limpo. Ontem o céu de São Paulo estava limpo e azul parecendo com o das prais do Nordeste. Vermos um céu com sol assim em São Paulo é raro, mas acontece todo ano durante o mês de junho. Dessa maneira o céu de São Paulo recebe o símbolo de protesto de uma classe que clama por justiça e respeito.

Origem humilde e polêmica

Foi no dia 28 de junho de 1997 que umas 2 mil pessoas se reuniram na Avenida Paulista para protestarem contra as injustiças sofridas pela classe homossexual. Os organizadores do evento enfrentaram todas as dificuldades possíveis, inclusive a de policiais que tentaram impedir aquele protesto. Mas nada foi capaz de impedir aquelas pessoas determinadas de expressarem para a sociedade a dor que sentiam com o preconceito e a negação de direitos básicos pela justiça. O tema daquela primeira passeata era: SOMOS MUITOS E ESTAMOS EM TODAS AS PROFISSÕES. Assim aquela humilde passeata, acompanhada por uma perua Kombi com uma caixa de som em cima, prosseguiu pela Avenida Paulista chegando até à Praça Roosevelt. Foi a origem da Parada Gay de São Paulo, atualmente considerada pelo Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior do mundo. Hoje esse evento superou até mesmo a Gay Pride de São Francisco, nos Estados Unidos.

Um evento multimilionário

Dados oficiais do governo afirmam que a Parada Gay de São Paulo éo evento que mais traz turistas à cidade. Cerca de R$ 200 milhões são deixados em São Paulo pelos 400 mil turistas que vem de todo o Brasil e também de muitos outros países. Em termos lucrativos a Parada Gay de São Paulo só fica atrás do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. O mega evento vem mantendo a cada ano o seu público estimado em mais de 3 milhões de pessoas. Eventos dessa magnitude estão contribuindo para que São Paulo deixe de ser vista apenas como a megalópole industrial, a cidade onde só há trabalho e nada de diversão e cultura.

Em várias capitais brasileiras acontecem a Parada Gay, como em Curitiba, Maceió e Rio de Janeiro, mas é em São Paulo que o evento expressa a sua força maior, fazendo o seu efeito chegar aos políticos de Brasília. Dessa maneira, a Prada Gay de São Paulo é também a Parada Gay do Brasil inteiro.

Para obter maiores informações, por favor acesse o site oficial do evento:

www.paradasp.org.br

Sobre o Colaborador:

Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é um grande colaborador deste portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.