16 de julho de 2010

Doença misteriosa ataca plantio de melancia na região dos cocais

Pequenos produtores de melancia da região de Esperantina/Batalha estão preocupados com uma doença que vem atacando os plantios de melancia, num prazo de 10 dias a doença consome toda uma plantação, conforme nos informou os produtores: Guilherme, conhecido com Dila, Agnaldo e Carlinhos.
Os principais sintomas desta doença são: fruto começa a ficar esbranquiçado, a rama afinar e as folhas ficam duros, no quarto dia o fruto começa a cair e no décimo dia seca completamente. Vários produtos já foram testados e nada, nem mesmo com a ajuda de um técnico conseguir detectar a doença, não foram encontrados inseto, bactéria ou fungo, os mesmos até já pensam em abandonar o plantio.
Os produtores num último ato escreveram para o programa Globo Rural da TV Globo para ver se conseguem alguma ajuda.

2 comentários:

  1. Por que nao escrevem para Embrapa, tenho certeza que eles tambem podem e ficarão bastante interesados em ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Cultura da melancia

    Caros produtores

    O problema que vocês descreveram não se trata de doença e sim de um distúrbio fisiológico da planta, denominado Podridão Apical.

    Conhecido como fundo preto, este distúrbio, tem sido relacionado com a deficiência de cálcio. Os sintomas da podridão aparecem em frutos de diversos tamanhos. A extremidade do fruto torna-se escura e, às vezes, achatada, com uma podridão seca, acompanhada ou não por sinais de murcha. A presença deste tecido morto inutiliza os frutos para o comércio, pois na necrose ocorre infecção por microorganismos. Além da deficiência de cálcio, estão relacionados como determinantes do distúrbio: a freqüência de irrigação, temperaturas elevadas e ventos secos na fase de crescimento do fruto (condições estas verificadas nesta época do ano).

    A cultura da melancia suporta solos de acidez média, podendo produzir bem na
    faixa de pH de 5,5 a 7,0. Quando o pH for inferior a 5,5, deve-se proceder à calagem, com no mínimo três meses de antecedência do plantio. Recomenda-se aplicar de preferência o calcário dolomítico, pois a melancia responde bem tanto à aplicação de cálcio, quanto à de magnésio, em termos de produção e qualidade de frutos.

    Para fazer a calagem adequada é recomendável que se faça a análise de solo, a qual traz informações sobre as reais deficiências do solo, não só com relação à aplicação de calcário, como também com relação a outros nutrientes, como Fósforo, Nitrogênio e Potássio, considerados macronutrientes.

    São medidas simples, mas que fazem a diferença.

    Boa sorte !

    Josélia Damasceno

    Engenheira Agrônoma e Bióloga da empresa Pagro – Consultoria e Projetos Agropecuáios Ltda.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.