23 de julho de 2010

Fernando Haddad garante para Esperantina “ônibus escolares e a construção de uma Escola técnica”

Vilma Amorim com o ministro da Educação Fernando Haddad
No dia 05 julho a Secretaria de Educação Vilma Amorim esteve em Brasília a convite do Instituto Alfa e Beto, representando todos os municípios piauienses. Na oportunidade a secretária participou, pela manha, de reunião com a Coordenadora Nacional do Programa de Aceleração da Aprendizagem - PAA e a tarde esteve, juntamente com secretários municipais de vários estados, em audiência com o Ministro da Educação Fernando Haddad.
 
A Secretária Vilma Amorim fez um relato da situação da educação municipal, principalmente em relação às séries iniciais. Falou dos resultados obtidos através dos testes aplicados a todos os alunos do 2º ao 4º ano, com o apoio do Instituto Alfa e Beto. Apresentou também os resultados já alcançados com a implantação do Programa de Aceleração da Aprendizagem neste 1º semestre de 2010.

A Secretaria falou ainda sobre os problemas que a educação deste município tem enfrentado, principalmente com relação à liberação de recursos federais, tendo em vista a situação de inadimplência que este município se encontrava junto a órgãos do Ministério da Educação.

O ministro parabenizou a Secretária pelo compromisso deste município em garantir que todos os alunos diagnosticados com defasagem de aprendizagem ou distorção idade/série, fossem incluídos no programa de aceleração da aprendizagem. Garantindo apoio do MEC a todos os municípios que assumiram o compromisso de reduzir os altos índices de distorção idade/série e de alunos não-alfabetizados, adotando programas como este do Instituto Alfa e Beto.

Vilma Amorim falou ao ministro da necessidade de distribuir livros aos alunos da educação infantil, informando que este ano e no ano de 2009, o município comprou e distribui livros a todos os alunos desta modalidade de ensino. O ministro garantiu que tomará medidas no sentido de assegurar a distribuição gratuita, através do Instituto Alfa e Beto, de livros destinados aos alunos da Educação Infantil nos municípios atendidos por este instituto.

Na oportunidade, o ministro Haddad afirmou que já estão garantidos para município de Esperantina, além de três ônibus para transporte do escolar, os recursos para a construção de uma Escola Técnica neste município. Inclusive já no último dia 07de julho esteve em Esperantina técnicos do FNDE para vistoriar o terreno onde será construída a referida escola técnica. Sobre os ônibus escolares, deveriam ter sido enviados desde 2009, por razões de pendências deste município junto ao FNDE, somente este ano ocorreu à liberação. Segundo a montadora Wolksvagen, os mesmo não foram entregues ainda, devido à demanda de entregas da empresa que é muito grande.      

Por Carlos Araújo

9 comentários:

  1. Parabens Secretária, é isso que o povo de Esperantina espera de voce... competencia e vontade de trabalhar...

    ResponderExcluir
  2. Cada notícia que fico sabendo sobre minha terra natal(Esperantina), fico feliz, essa gestão está demonstrando competência à frente da prefeitura e demais secretarias. Estão de parabéns também o Portalesp, Jornalesp e demais blogs dos conterrâneos, como Elias Júnior, Macelino, entre outros, que sempre se preocupam em propagar a todo o mundo essas iniciativas e a capacidade que temos de transformar o nosso meio. Nós que vivemos longe sentimos essa necessidades de estarmos informados sobre os acontecimentos. viva a globalização e os avanços tecnológicos, que graças a eles essa interação é possível.

    ResponderExcluir
  3. tomara q esses onibus cheguem logo...adorei a idéia da escola técnica..vai ser muito bom pra esperantina..

    ResponderExcluir
  4. parabéns secretaria Vilma.E de secretarias compromisadoas com a educação de qualidade que os Esperantinenses precisa,voce estar mostrando que tem responsabilidade e compromisso com a educação do nosso muinicipio.

    abraço:Laura Ramos

    ResponderExcluir
  5. parqabéns secretária voçê como professora e conhecedora da realidade educacional esperantinence até que demorou um pouco,mas foi uma bela conquita,so espero que estas não cheguem somente no periodo político,já que não seria nenhuma novidade na politica esperantinence,logo agora que o pt precisa de trunfus para garantir um novo mandato o que será difícl.

    ResponderExcluir
  6. parabéns secretaria Vilma,por ter conseguido 2 grandes beneficios para a EDUCAÇÃO Esperantinense.continue assim cada vez mais se empenhando em favor para melhorar Esperantina e nossa EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  7. SERÁ QUE O CHICO MENESES PUBLICOU ESSA MATÉRIA EM SEU BLOG E O LEÃO DIVULGOU A NOTÍCIA NA RADIO MORRO DA CHAPADINHA? DUVIDO! A OPOSIÇÃO NUNCA ELOGIA AS COISAS BOAS.

    ResponderExcluir
  8. Espero que esses ônibus e essa Escola não sejam que nem o Estádio.

    ResponderExcluir
  9. Esperantina precisa á muito tempo de:ônibus escolar,mais investimento na area da saude pois em casos mais serios todos vão a Teresina,precisa de mais infra-estrutura e,esta Escola Tecnica!(DEMOROU!)
    João Marques Neto,Ananindeua-Pará-Brasil

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.