5 de julho de 2010

Posse do novo bispo da diocese de Floriano

O novo bispo de Floriano celebrou sua primeira missa na manhã deste sábado (3), na Catedral São Pedro de Alcântara. À noite foi a vez da Celebração Eucarística de Posse. Na Solenidade estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, como o governador Wilson Martins que foi prestigiar a posse.

Dom Valdemir Ferreira dos Santos é baiano da cidade de Nova Canaã, foi ordenado padre em 1987 e era vigário episcopal e ecônomo da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias, na cidade baiana.

O novo bispo de Floriano fez filosofia em Teófilo Otoni (MG) e teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 2002, obteve a licença em teologia bíblica, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma. Na celebração, os bispos das sete Dioceses do Piauí e outros Episcopados dos Estados do Ceará, Bahia, Paraíba e Maranhão estiveram presentes no altar montado do lado de fora da igreja, na Praça Doutor Sebastião Martins.

Durante a posse, D. Augusto, o antigo bispo da Catedral de São Pedro de Alcântara, entregou o bácuo de pastor para D. Valdemir. Emocionado, D. Augusto agradeceu aos padres da Diocese pelo apoio dado durante o tempo em que era Bispo de Floriano. “Quero agradecer a todos que estiveram do meu lado por todos esses anos, aos padres, aos seminaristas, às pastorais e ao povo que faz parte da diocese que ordenei”, disse o bispo.

Nomeado pelo Papa Bento XVI, no dia 17 de março de 2010, o 2° bispo Diocesano de Floriano, Dom Valdemir, adotou como lema de seu brasão episcopal a referência bíblica do Evangelho de S. João, “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17). Em discurso, o novo bispo de Floriano agradeceu o carinho e a acolhida dos piauienses.

“Quero agradecer a todos que nos acolheram de forma tão carinhosa, quando um pastor chega não substitui, ele sucede”, destacou D. Valdemir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.