15 de julho de 2010

Serviço militar obrigatório

O cidadão brasileiro do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos, precisa se alistar no serviço militar obrigatório. Já para as mulheres é opcional.

O alistamento acontece sempre entre janeiro e abril na junta militar mais próxima.


A seleção é feita entre julho e outubro. Alguns já são dispensados nesta fase. Os que ficam terão de fazer exames físicos, culturais, psicológicos e morais. Os que passarem, então seis meses depois, passam por mais uma seleção de exames e, se aprovados, vão para cada quartel que esteja de acordo com seu perfil. Os que não passarem serão dispensados, agora por excesso de contingência.

É um grande processo em que todos os homens deverão passar. Os militares são reconhecidos por sua rigidez, organização e são grandes formadores de caráter.

O jovem que conseguir carreira militar terá um grande futuro, pois como recruta já se recebe um salário mínimo, e poderá subir para tenente e até mesmo capitão, isso depois de anos servindo e se especializando.

Para quem realmente quer servir e quer seguir carreira militar eu dou o maior apoio, tem meu total respeito e admiração. Agora, eu sou contra a OBRIGATORIEDADE do alistamento.

Segundo a Veja.com “em 2006, dos 1.648.550 jovens que se alistaram, aproximadamente 73.200 (4,5%) foram de fato incorporados a alguma organização militar.” Isso porque muitos já não queriam servir, outros porque não estavam física ou psicologicamente capacitados, entre outros motivos.

São processos de seleção de certa forma desnecessários. Porque HÁ MUITOS JOVENS QUERENDO SERVIR. E se o alistamento fosse opcional, apenas aqueles que REALMENTE DESEJAM seguir carreira militar iriam para os processos de seleção. Sendo assim, eles se preparariam física e psicologicamente para o desafio, e evitariam certas “dores de cabeça” ao próprio serviço, como os argumentos de quem tem que sustentar os familiares, está na faculdade, é pai de família etc. Ao mesmo tempo já evita preocupações de quem não está querendo servir e se vê obrigado e com medo de acabar sendo selecionado. E ainda assim haveria sobras, pois, como já disse, existem diversos jovens que estão fazendo isso porque sabem a importância da carreira militar. E para não deixar os jovens desinformados, bastava continuar com os comerciais de TV, os sites estarem explicando tudo, programação na rádio etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.