13 de agosto de 2010

Rádio Voz do Longá a pioneira em comunicação de Esperantina

Elias Medeiros Barros
O primeiro canal de comunicação da cidade de Esperantina foi "A Voz Municipal" que funcionava em dois prédios do município com sistema de auto falante, um no prédio da prefeitura e outro no mercado público e o idealizador deste canal de comunicação foi o Sr. Elias Medeiros Barros que no dia 20 de setembro de 1988 fundou a "Rádio Voz do Longá" AM 1.500 khg ZYI 919, uma curiosidade que vale a pena lembrar foi a primeira música a tocar foi "Entre a cruz e a espada" de Fernando Mendes. Desta forma o Sr. Elias Medeiros é considerado o pai da comunicação em Esperantina. A rádio Voz do Longá funcionou até o ano 2005, mas o Sr. Elias Medeiros tem planos de reativá-la quem sabe um dia. Ainda hoje o Sr. Elias Medeiros mantém o estúdio intacto e uma grande coleção de discos de vinil e cds que faziam parte do repertório da rádio.

Elias Medeiros é natural de Barras casado com a Sra. Maria Francisca e tem 7 filhos fruto deste casamento: Máximo José, Soraya Medeiros (vice-prefeita de Esperantina), Eliane, Elias Jr., Maria do Socorro, Benedito Mauro e Gemma Galganny.

O programa "Domingo Especial" foi o que ficou mais tempo no ar e era apresentado também por Sr. Elias Medeiros que passava praticamente todo o domingo interagindo com seus radiovintes, outros locutores que passaram pela a Rádio Voz do Longá foi: Anchieta Cardoso, Francisco Passos, JB Alves, Zezinho Machado, Juçara Freitas, Lindalva Santos, Bernardo Silva, Carlos Araújo, Luís Pinto e vários outros.

Desde a sua fundação e ao longo de sua história, a Rádio marcou presença no crescimento de Esperantina e consolidou posição como uma das mais importantes rádios do Piauí.
Sr. Elias Medeiros no estúdio da rádio

5 comentários:

  1. NOSSA ISSO É QUE É UMA HISTÓRIA, LI ESTA MATÉRIA E CONFESSO QUE ME EMOCIONEI NOS TEMPOS EM TRABALHEI AÍ NESSA EMISSORA, VENDO ESSE STUDIO FUI AS LÁGRIMAS DE SAUDADES..VALEU JOÃO FILHO PELA BRILHANTE MATÉRIA. AO SR. ELIAS, DESEJO MUITAS FELICIDADES E MUITA SAÚDE, E QUERO AGRADEÇER A OPORTUNIDADE ONDE MOSTREI NÃO SÓ O MEU, MAS DE MEUS COLEGAS TAMBÉM O NOSSO TALENTO. VALEU...

    ResponderExcluir
  2. sr;elias,conhece música como poucas pessoas e tem um acervo musical muito grande.tive o prazer de trabalhar com ele em sua rádio com o programa "voz da saudade". antes já havia trabalhado com o filho, elias jr,quem não lembra da banda show bis? que tinha em sua composição:eu(santana,voz e violão)rogério(contrabaixo)doutor(guitarra) e gildo(bateria).pois é,sr; elias continua um amante da boa música.parabéns à rádio voz do longá, pelos serviços prestados à nossa comunidade!

    ResponderExcluir
  3. FOI AI QUE MINHA HISTÓRIA COMEÇOU
    Sou muito grato ao seu ELIAS Medeiros por tudo de bom que aconteceu e continua acontecendo em minha vida profissional. Cheguei na Rádio Voz do Longá em dezembro de 1991 e não sabia muito bem me expressar com um microfone. Ele apostou no meu potencial e fiquei naquela estação de rádio por 12 anos. Foi lá que aprendi tudo o que sei hoje na comunicação. Obrigado por tudo. CARLOS ARAÚJO

    ResponderExcluir
  4. Oi tio Elias!
    Adorei a reportagem.
    Deus queira que a RádioVoz do Longá volte a funcionar o mais rápido possível.
    Um grande de afetuoso abraço.
    Alice - Brasília/DF

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Tio Elias.
    Esperantina merece a volta da Rádio Voz do Longá. Essa Rádio que tanto serviço de utilidade pública e entretenimento prestou à Comunidade Esperantinense. Lembro-me do dia em que fui entrevistado, quando de passagem por Esperantina. A Rádio que transmitia, direto de Brasília, a missa dominical celebrada da Igrejinha N.Sra de Fátima.
    Estamos torcendo para o breve retordo da "Voz do Longá".
    Abraços,
    Paulo Iran Alves Barros
    Brasília, 16/08/10.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.