15 de novembro de 2010

05 casais de lésbicas registram uniões homoafetiva

Teresina é de todas as diversidades! Essa máxima foi confirmada na  festa "Dê bandeira: viva seu amor sem medo!", realizada pelo  Matizes com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre as uniões entre pessoas do mesmo sexo. Na concorrida solenidade  pública para registro de união estável de casais homoafetivos, 05 casais de lésbicas assinaram contrato de convivência e reafirmaram seus sentimentos, seus afetos. 

A maioria dos casais estava acompanhada de familiares (pais, irmãos, tios, filhos). Helen e Ivone, um dos casais que celebraram a uniõa, tiveram como testemunhas do ato os pais de Helen, que deram um depoimento falando da importância de os filhos LGBT serem compreendidos e respeitados pela família, declarando que estava feliz porque a filha dele tinha feito "uma boa escolha".   Já o pai de Lourdes, outra convivente que também assinou o contrato de união estável, disse  em seu depoimento que aquele momento era importante porque demonstrava que, quando as pessoas se respeitam, o mundo fica melhor.

Durante a solenidade, o Matizes homenageou Hercilene Costa e Socorro Leitoa, que já vivem juntas há 16 anos. A homenagem é um reconhecimento do grupo aos milhares de gays e lésbicas que vivem juntos há 10, 20 anos, enfrentando cotidianamente o preconceito. Também houve espaço para a reafirmação de uniões.  O casal Anísia Teixeira e Silvia Marrom, que assinaram há quatro anos o termo de convivência, reiteraram o desejo e a vontade de continuarem juntas. 

Para Marinalva Santana, do Grupo Matizes, a realização da solenidade se reveste de importância porque contribui para estimular lésbicas e gays a viverem seus amores sem medo e sem culpa, além de provocar a sociedade a rever seus (pre)conceitos sobre a homossexualidade. "Nosso objetivo foi alcançado. A presença e o depoimento de familiares dos casais de lésbicas presentes no evento contribui enormemente para a quebra de preconceito contra nós LGBTS", afirma Marinalva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.