24 de novembro de 2010

Coordendador da Vigilância Sanitária rebate acusações de vereador

Veterinário Ary Chaves
Ao se pronunciar nesta terça e quarta-feira na  emissora de rádio Morro da Chapadinha FM e rádio Tropical e Esperantina FM, respectivamente, o Coordenador da Vigilância sanitária do município de Esperantina, o médico Veterinário Ary Chaves, rebateu veementemente as acusações pronunciadas pelo vereador do PMDB, Tote Aristides,  que ao fazer uso da tribuna da Câmara Municipal na última sexta-feira (19), fez inúmeras acusações ao Prefeito de Esperantina, Sr. Chico Antonio.

Ao se referir ao Centro de Zoonoses do município, conhecido como “correição” no qual é responsável, tais como: Maus tratos e assassinatos de animais domésticos pelos trabalhadores da correição, existência de um cemitério onde estão enterrados os supostos animais assassinados pelos trabalhadores da correição e a inexistência de ração no centro de zoonoses para alimentação dos animais capturados pelo serviço de correição municipal.

Segundo o Coordenador da Vigilância Sanitária, o vereador fez estas afirmações de forma irresponsáveis, levianas e aleatórias, pois em nenhum momento ele procurou o setor competente, no caso a Vigilância Sanitária do município, para se informar ou se abastecer de provas que venha a confirmar o que dissera. Dr. Ary Chaves, ressaltou que todos os animais domésticos capturados nas vias e logradouros públicos do município é amparado por lei municipal (código de postura do município) e que os trabalhadores da correição fazem um esforço gigantesco para levar os animais capturados para o centro de zoonoses, já que em sua maioria são animais bravos de grande porte como gado bovinos e eqüídeos.

É feito a contensão e em seguida são levados aos currais puxados por cordas amparados por carroças adaptadas, como é do conhecimento de toda a comunidade e do próprio vereador, ressaltou o veterinário. Continuando, Dr. Ary Chaves afirma que o vereador Tote se esqueceu de dizer que os animais em questão, principalmente o gado bovino capturado nas ruas de Esperantina, são na grande maioria de sua propriedade oriundos de suas fazendas estabelecidas na zona rural do município de Esperantina e que o mesmo vereador é o maior freqüentador e o maior pagador de multas do centro de zoonoses.

Se existe agressões, e não é de agora, é do próprio vereador que passa a maior parte de seu tempo atrás das carroças da correição em sua moto, vigiando seu gado e dirigindo palavras de baixo calão aos trabalhadores da correição impedindo que os mesmos os capture. Ele não se conforma em ver seus animais capturados pelo serviço de correição e tenta a todo custo fazer da zona urbana de Esperantina mais uma de suas fazendas.

A comunidade não aceita, o Prefeito Chico Antônio também não e mais recentemente o Ministério Público Municipal na pessoa do Promotor de Justiça, Dr. Sérgio Reis, também disse não. Ele não consegue falar a verdade e não faz questão de procurá-la.

Na atual gestão nunca faltou alimento para os animais depositados no centro de zoonoses. Já foi feito durante esta administração duas compras de rações através de licitações pela prefeitura, se este cidadão exercesse seu papel de vereador e não de seus interesses próprios, ele iria ver as Notas Fiscais nos balancetes da Prefeitura que passa pela câmara de vereadores.

Porque ele não diz que já pagou nas mãos do Promotor de Justiça multas de quinhentos e dez reais (R$ 510,00) por cabeça de gado bovino capturado pelo serviço de correição? E não foi uma e nem duas cabeças de gado não, frisou o Coordenador de Vigilância Sanitária. Hoje a cidade de Esperantina e conseqüentemente a comunidade estão livres do gado bovino do vereador Tote que andavam pastando nas praças, sujando as ruas e causando acidentes, graças à ação enérgica do Ministério Público. Por último o citado vereador ainda não sabe que na atual gestão já foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde em convênio com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo de dois mil (2.000) exames de Leishmaniose Canina, “Calazar” em todo o município de Esperantina e os animais positivos (que não tem cura e transmitem a doença ao homem) são retirados das residências ou entregues pelos proprietários ao centro de zoonoses que faz a eutanásia destes animais e posteriormente são enterrados em um local dentro da área que pertence ao centro de zoonoses e que o vereador, desinformado, o chama de cemitério. Neste local foi enterrado recentemente uma vaca capturada na avenida Bernardo Bezerra, que morreu por acidente de percurso e que é normal em se tratando de animais irracionais mas, que foi comunicado ao proprietário, no entanto, ainda não foi feito o TCO (termo circunstancial de ocorrência) como determinou o Ministério Público Municipal na pessoa do Dr. Sérgio Reis.

É preciso que o vereador Tote Aristides, embora semi-analfabeto, exerça seu papel de fiscalizador, de crítico da administração pública, até mesmo por ser de oposição, mas, de forma responsável e criteriosa e não de forma vingativa como fez seu touro bravo que acidentou inúmeros religiosos por ocasião da procissão de encerramento dos festejos de N, Sra. da Boa esperança, padroeira de nosso município, em frente à igreja matriz,  no mês de setembro último”, finalizou o Coordenador da Vigilância sanitária, Dr. Ary Chaves.

Enviado por CCOM - Esperantina

8 comentários:

  1. Toma, Tote, tu ti torô todim. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha para nosso município ter como representante na camara municipal um cidadão como esse. Fico muito envergonhada por isso...

    ResponderExcluir
  3. também concordo, é vergonhoso mesmo um cara desse ser eleito vereador, analfabeto, sem conhecimento, criador de confusão e ignorante. Nas próximas eleições meu povo vamos escolher melhor nossos representantes no legislativo.
    É vergonhoso para esperantina um cidadão como esse encrecreiro representar uma certa quantidade de pessoas.

    ResponderExcluir
  4. E mais vergonhoso ainda é acreditar que em esperantina tem gente que dar o seu voto pra um individuo como esse. Acorda meu povo, vamos mudar, nas próximas eleições não vote em pessoas deste nível.

    ResponderExcluir
  5. Esse vereador só está falando isso porque a lei atingiu diretamente a ele, que fazia de nossa cidade um pasto particular dele, porque ele não se dirige diretamente ao promotor, vai estudar vereador PHD (pobre homem demagogo). Outra coisa, ve se lê o codigo de postura do municipio e verá que você não entende nada e nunca deveria ser parlamentar. COINCIDENCIA, TUDO ISSO QUE VOCÊ FAZIA ACONTECIA NO TEMPO QUE O ZÉ IVALDO ERA PREFEITO E VOCÊ DEITAVA E ROLAVA QUANDO A CORREIÇÃO ERA PERTO DE SUA CASA, OU NÃO SE LEMBRA MAIS?
    Opa, esqueci de uma coisa quando pedi o nobre vereador para ler o codigo de postura do municipio, ele é analfabeto, só veio aprender a lutar com a caneta quando estava prestes a perder o mandato, mas parece que ele aprendeu a escrever o nome. Então “veriador”, pede alguem para lê para você e aproveita e se matricula no EJA, o colegio é tão perto da sua casa, basta passar a rua.

    ResponderExcluir
  6. eu concordo quando se diz que o Tote é analfabeto. concordo também, que seus animais devem ficar em lugares apropriados; mas tem que enxergar e lembrar do que já aconteceu no passado recente. o Tote foi o único político a ajudar a toda a comunidade que precisava atravessar a Avenida Bernardo Bezerra durante as enchentes últimas. não se viu um rico e nem um político ajudando o povo, como se viu o Tote. resolve-se o problema dos animais e eu voto nele...

    ResponderExcluir
  7. Até o cão tem os dele, não seria o vereador Tote o excluido na lista do inferno. Agora que estas ações de iniciativa do nosso promotor, Dr. Ségio Reis e cumprida a risca pelo Dr. Ary Chaves, já eram sem tempo, isso é verdade. Este vereador Tote deitava e rolava com seu gado solto nas ruas e praças de sossa cidade. Como é que pode um representante do povo dá um mal exemplo deste? Só mesmo uma parcela de cidadões analfabetos, assim como ele, para colocá-lo na câmara de vereadores. Claro que ele tinha de fazer na câmaraéra isto mesmo: defender seus interesses. Focou com raiva do promotor de justiça e como não pode ofendê-lo foi ofender o prefeito Chico Antonio na tentativa de entimidá-lo, mas quebrou a cara. Tote voçê é um indvíduo LEIGO, não dá pra discutir com o Dr. Ary. Toda vez você sai perdendo nessa história de correição, porque você não vai fazer projetos de interesse do povo? Se conforme, gado seu nas ruas de Esperantina NUNCA MAIS...kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Antes de chamar os outros de analfabetos, façam auto-análise. Por falar nisso o Lula também não estudou para se formar e todos puxam saco dele...

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.