4 de novembro de 2010

Falta ECAD para profissionalizar músico piauiense


O músico carioca Leandro Fregonesi, que está ministrando o curso de Produção Executiva para o Mercado Fonográfico desde a ultima segunda-feira (02), de 14h às 18h, no escritório do SEBRAE, em Teresina considera alarmante o fato de Teresina não ter um escritório do ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, que é uma sociedade civil, de natureza privada, instituída pela Lei Federal nº 5.988/73 e mantida pela atual Lei de Direitos Autorais brasileira – 9.610/98.

Uma cadeia produtiva como estou percebendo que existe em Teresina, com centenas de profissionais trabalhando com música, e estes profissionais não serem contemplados com a presença de um órgão que arrecada e distribui direitos autorais e conexos de execução pública (de música) como o ECAD é uma coisa que tem que ser mudada o mais rápido possível”, diz Fregonesi.

Para ele, que já formou mais de 700 músicos em todo o Brasil, a informação da classe musical da cidade é a grande arma para conseguir trazer parceiros de trabalho. Ele explica que isso é necessário para que Teresina tenha uma infra-estrutura imprescindível para o músico profissional e para a cadeia produtiva da música profissional. “Se ainda a classe musical é desinformada, já foi muito pior”, finaliza Fregonesi.

Mais informações sobre o curso

O curso de Produção Executiva para o Mercado Fonográfico está sendo oferecido pelo SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, para cerca de 30 profissionais que atuam no mercado fonográfico piauiense. A capacitação faz parte do planejamento estratégico do Projeto Cultura e Negócios Integrados da instituição, que tem foco na profissionalização do meio artístico e musical piauiense.

O curso é destinado àqueles que trabalham ou que desejam trabalhar no mercado fonográfico (mercado de música gravada), de forma autônoma, independente ou em qualquer um dos agentes desse mercado que se encontra em franca expansão de possibilidades, dadas as facilidades de se trabalhar com música na era digital.

MAIS INFORMAÇÕES - Fone: 86 3216-1385

Por José Marques Filho / Jornalista – DRT 1002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.