22 de novembro de 2010

Vereador propõe projeto que substitui o uso do papel convencional pelo reciclado

O Vereador Regys Sampaio (PMDB) do município de Esperantina apresentou na Sessão Ordinária que aconteceu na Câmara Municipal na última sexta-feira (19), um Projeto de Lei que dispõe sobre a substituição do papel convencional por papel reciclado nos órgãos públicos municipais (Prefeitura, Câmara e seus órgãos diretos ou indiretos) de Esperantina.

De acordo com o projeto a substituição do papel convencional por reciclado deve ocorrer em etapas gradativas, tendo como prazo final, meados do ano de 2011 (Dois Mil e Onze), para a efetiva utilização do referido papel em todos os órgãos públicos do município.

O autor da proposição, Regys Sampaio, disse que o projeto tem o objetivo de conscientizar a população e dar início a partir dos poderes públicos constituídos a assumir a responsabilidade inicial de aplicar rumos na defesa do meio ambiente.

A Prefeitura e a Câmara Municipal têm que dar exemplos de sustentabilidade, utilizando papel reciclável”, disse o vereador.

O vereador falou ainda que o aquecimento global é uma conseqüência do desmatamento desregrado provocado pelo homem que, com voracidade, decepa todos os dias milhares de árvores sem compensar com os replantios que seriam necessários, preocupando-se essencialmente com quanto poderá lucrar com estas devastações.

"Estamos propondo a substituição do papel convencional pelo papel reciclado, pois este procedimento contribuirá para que menos árvores sejam cortadas, visto que o papel quando bem reciclado torna-se de boa qualidade e oferece o mesmo aproveitamento do papel convencional”, declarou o vereador.

O vereador lembrou ainda que a divulgação dessa lei depois de aprovada deverá promover a conscientização, e assim o estímulo para que as pessoas realizem ações no mesmo sentido em suas casas, nos seus afazeres diários e para que levem propostas semelhantes às empresas que trabalham.

Vale ressaltar que o uso do papel reciclável gera uma economia muito grande e evita o corte de milhares de árvores.

Confira os números abaixo:


Na fabricação de 1.000kg de papel reciclado = 20 árvores e 2.000 litros de água são poupados. Já na fabricação de 1.000kg de papel não reciclado gasta-se 100 mil litros de água, isso sem falar que o papel convencional demora de 3 meses a 100 anos para se decompor.
Fonte: ASCOM do Vereador

2 comentários:

  1. Parabéns vereador pelo projeto, seria muito bom se todos nós começar a dar a nossa parcela de contribuição para a preservação do meio ambiente..boa iniciativa.

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Jovem homem. Idéias maravilhosas. Se quiser, de verdade, será o grande político e futuro salvador da pátria esperantinense.
    No entanto se continuar sendo mandado por quem não quer ver Esperantina melhor irá morrer na prai.
    Parabéns pela devida ocupação. Agora este negócio de fazer projeto para tapar buraco não dar certo.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.