1 de dezembro de 2010

Museu da língua portuguesa faz homenagem a Fernando Pessoa

Foto: Luciano Bogado
Considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa, cujo valor se compara a Camões, Fernado Pessoa está na vitrine do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Na exposição denominada FERNANDO PESSOA, PLURAL COMO O UNIVERSO o público faz uma viagem através da fértil imaginação imortalizada pelo tão festejado poeta. É a primeira vez que o museu promove uma exposição sobre um poeta português.
BIOGRAFIA

No dia 13 de junho de 1888, às 3H20min. em Lisboa, Portugal, nasceu Fernando Antonio Nogueira Pessoa. Era filho de um funcionário da justiça portuguesa. Fernando Pessoa passou parte de sua infância e adolescência em Durban na África do Sul. Em Durban o poeta recebeu a sofisticada educação proveniente da Inglaterra. De volta a Portugal em 1905, já aos 17 anos de idade, Fernando Pessoa adentrou o universo da literatura. Mas também se aventurou no jornalismo, na publicidade e no comércio. Morreu no dia 30 de novembro de 1935.

EXPOSIÇÃO

Realizada pela Fundação Roberto Marinho eo Governo do Estado de São Paulo através do Museu da Língua Portuguesa, a exposição traz ao público o universo de Fernando Pessoa. O grande poeta português ficou célebre por seus heteronônimos:

Alberto Caieiro - poeta da natureza. Ricardo Reis - médico e discípulo de Caieiro. Álvaro de Campos - engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa. Bernardo Soares - autor do livro Desassossego.

A exposição tem a curadoria  de Carlos Felipe Moisés e Richard Zenith. O projeto gráfico é de Hélio Eichbauer. Isso garante fazer o visitante viajar pelo universo de Fernando Pessoa. A exposição tem o patrocínio da Rede Globo, Itaú, Banco Caixa Geral, Banco do Brasil e Fundação Calouste Gulbenkian. Tem o apoio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Casa de Fernando Pessoa, em Lisboa, centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Na exposição consta raridades como a primeira edição da obra MENSAGEM, o único livro publicado por Fernando Pessoa em vida. Há também os dois números da revista ORPHEU, considerada um marco do movimento modernista em Portugal.

IMAGINAÇÃO DO POETA

Muitas frases e poemas deixados por Fernando Pessoa se tornaram célebres. Veja alguns exemplos:

"Viver não é necessário; o que é necessário é criar."
Fernando Pessoa

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, Não há nada mais simples. Tem só duas datas - a da minha nascença ea da minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus."
Fernando Pessoa


Período da exposição: De 24 de agosto de 2010 a 30 de janeiro de 2011.

Local: Museu da Lingua Portuguesa Praça da Luz, s/n Centro São Paulo, Tel. 11 3326 - 0775

Se você não pode ir pessoalmente, faça uma visita através da Internet:

http://www.museudalinguaportuguesa.org.br

http://www.visitefernandopessoa.org.br

Sobre o Colaborador:

Paulo Machado Paulo Machado é um esperantinense que mora em São Paulo e é colaborador deste portal. E-mail: paulomachado963@gmail.com, Telefone: (11) 7427-4383

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.