22 de dezembro de 2010

Narciso: Tédio e Fúria - Reverberações

Ao deixar o Clube Recreativo na noite do último dia 15, - recusando vários convites para celebrar o sucesso do lançamento de “Narciso: Tédio e Fúria” em algum point da cidade - a única coisa que eu tinha em mente era, “preciso elaborar o que aconteceu hoje aqui.”

Nem mesmo nos sonhos mais extravagantes havia me ocorrido que mais de 200 pessoas se fariam presentes ao lançamento do meu romance de estréia. Eram jovens, idosos, crianças, adolescentes e adultos. Todos sorridentes e com os olhos atentos a cada movimento. Muitos ali também estavam atentos não só ao que foi dito e feito, mas também ao que não foi.

A grande verdade é que a noite foi permeada de símbolos, de imagens alternadas entre o presente e o passado. Logo de saída, o fato de o evento ter acontecido no “Clube Recreativo Princesa do Longá”. Lugar simbólico de Esperantina. Quantos de nós não nos percebemos deixando a infância, ao dar o primeiro beijo, ou mesmo comprar a primeira cerveja ou ainda celebrar alguma formatura exatamente naquele ambiente? E ali estavam meus amigos, representantes seletos do povo de Esperantina, e eu celebrando mais uma transição de minha vida.

Lá do palco, por onde já passaram tantas bandas de forró, axé e lambada, eu via rostos que escondiam/mostravam um pedaço de história. E eu não estava certo se era da história de nosso município como um todo, ou apenas de minhas lembranças privadas.  Tremi de surpresa ao ver pessoas que me alfabetizaram chegarem. Abri um sorriso gigantesco quando notei alguns de meus tios e primos tão arredios a festividades públicas adentrarem confiantes. Havia ali também idosos que já marcaram significativamente a esta cidade e também jovens que começam a tomar as rédeas de Esperantina em suas mãos. Naquela noite, o passado e o futuro de Esperantina se encontraram, ali na pista de dança do Clube Recreativo.

Creio que todas estas percepções, no entanto, empalidecem diante da palavra que continua cruzando minha mente: gratidão. Fico sem palavras para agradecer a competente equipe AMARE, que fez aquela noite acontecer de modo tão suave e agradável. O que dizer da atenta e amigável colaboração de um grupo social em expansão na cidade, os comunicadores?

Como agradecer a João Filho, que manteve por iniciativa própria o “Narciso: Tédio e Fúria” em destaque no PORTALESP por um mês inteiro? Como expressar minha sincera amizade a Ricardo Melo que favoreceu a divulgação deste projeto não apenas nos sites pelos quais é responsável, incluindo o teens180 e o blog do simpático Vereador Regys, mas também na Rádio Morro da Chapadinha? A José Luiz Rodrigues que sempre divulgou no jornaelsp as novidades relativas ao lançamento de “Narciso: Tédio e Fúria”?

Nos dias seguintes ao evento, quando eu achava que já havia absorvido tudo, inclusive os cumprimentos de autores e amigos americanos, que também se alegraram comigo ao verem as fotografias do lançamento, ainda recebo outro grande presente, ver uma crônica sobre o acontecido no honesto Blog do Macelino e também um texto literariamente refinado no Blog de Genilson Castro.

Agora que meus conterrâneos passam a descobrir a historia de “Narciso: Tédio e Fúria” e a brincarem de “acho que sei quem e esta pessoa” sinto um prazer que poucos autores no mundo têm, que é poder ter uma cidade inteira como interlocutora de uma obra literária. E não uma cidade qualquer, mas a cidade que continuarei amando não importa onde esteja nem mesmo o título que venha a alcançar.

Esperantina, no meu coração, a expressão “Muito Obrigado” reverbera a cada instante que flashes da noite de 15 de dezembro vêm a minha mente. A cada um de vocês que estiveram presentes ao lançamento de “Narciso: Tédio e Fúria”, minha mais honesta e profunda gratidão, para sempre!

Roque Neto – www.narcisotedioefuria.com.br

2 comentários:

  1. Parabens Roque
    te acompanhei desde Bolivia atravez da oracao e da pagina de internet
    FElicidades.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Roque pelo livro..nós esperantinenses nos sentimos linsogeados com o seu trabalho.

    Ricardo

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.