9 de dezembro de 2010

Parnaíba e Picos podem ganhar curso de Medicina

GOVERNADOR TAMBÉM LEVA PROPOSTA PARA CURSOS DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS
As cidades de Parnaíba e Picos devem ganhar em breve novos cursos na área de saúde, incluindo o de Medicina. A proposta foi apresentada ontem pelo governador Wilson Martins, que esteve em audiência com o ministro Fernando Haddad, em companhia do Reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior.

A intenção é fortalecer essas duas cidades como centros de saúde e de formação de recursos humanos que atendam o setor. O governador lembrou que as duas cidades já funcionam como centros de influência regional tanto para a saúde como para a educação. “Você levar um curso de Medicina para Parnaíba e outro para Picos representa o fortalecimento dessas cidades como polo regional, com influência inclusive sobre municípios de outros estados”, ressaltou.

O reitor Luiz Júnior também enfatizou a importância dessa proposta. “Veja que a instalação do curso de Medicina em Picos significa o primeiro curso do gênero em município do semiárido”, disse. Para ele, também fortalece a UFPI como centro de ensino e pesquisa.

NOVOS CURSOS

O ministro Fernando Haddad deu total apoio à reivindicação do Piauí. Na mesma oportunidade, ele recebeu proposta para criação dos cursos de Geologia e Engenharia de Minas, dentro do leque de alternativas oferecido pela Universidade Federal do Piauí.

Esses cursos atendem à ênfase que o governador Wilson Martins quer dar à mineração nas estratégias de desenvolvimento do Estado. “Temos um potencial enorme nesta área. Mas temos uma carência grande de mão de obra qualificada”, observa Wilson. “Esses cursos em área tão específica vão dar mais força no desenvolvimento da mineração”, observou.

A reunião com o ministro Fernando Haddad teve ainda a participação do deputado Átila Lira, que será secretário de educação, e do secretário de Comunicação, Fenelon Rocha. Átila levou para discussão temas relacionados ao ensino profissionalizante e Universidade Aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.