16 de dezembro de 2010

São João do Arraial comemora 16 anos com inaugurações e festas

Por Christianne Melo

Nem mesmo as chuvas fortes atrapalharam a programação de aniversário de São João do Arraial. Para comemorar os 16 anos de Emancipação Política de São João do Arraial, a Prefeitura municipal montou uma programação de três dias que contou com oficinas profissionalizantes, feira do conhecimento, inaugurações de obras e a tradicional festa que, devido a forte chuva ocorrida durante todo o domingo, ficou para a noite de segunda-feira (13).

Ainda na sexta-feira (10), dezenas de pessoas participaram de oficinas de cabeleireiro, artesanato com biscuit e reciclagem, filetamento de peixes e de culinária oferecidas pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura, realizadas no CRAS e na escola Rosa Barbosa, em parceria com o SEBRAE- PI, que disponibilizou uma equipe de profissionais e técnicos para os cursos além de uma unidade móvel.
 

Durante as oficinas de artesanato, uma turma formada apenas por rapazes chamou a atenção provando que lá não existe preconceito de sexo nem de atividade.

À noite, homenagens e premiações deram o ar de gala durante o aniversário de 3 anos do Banco dos Cocais e a 3ª. edição do Troféu Babaçu de Ouro. É o segundo ano consecutivo que o Banco dos Cocais premia clientes, parceiros e funcionários que se destacam na sua atuação junto à instituição. Ao todo, o banco entregou 7 troféus “Destaque Empreendedor 2010”.

Já a 3ª. edição do troféu Babaçu de Ouro, que homenageia personalidades que se destacam nas diversas áreas de atuação municipal, premiou 15 pessoas que muito contribuíram para o município.
Após as premiações, a animação ficou por conta do humorista Roniê, que alegrou a noite com seus personagens, muitas piadas e brincadeiras.

No sábado (11), o destaque da programação foi a abertura da Feira do Conhecimento promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Envolvendo as escolas do município, a feira teve como tema central “São João do Arraial – Educando para a Sustentabilidade”. As escolas levaram aos visitantes exposições sobre meio ambiente, agroecologia, meios de produção sustentável e atividades criativas realizadas no município. À noite, atrações culturais como coral da Melhor Idade, Tambor de Crioula e apresentações artísticas foram apresentadas na Praça de São João.

No domingo de aniversário (12), o dia começou com a alvorada. Queima de fogos e o desfile da orquestra Dosa Fernandes, de Nossa Senhora dos Remédios, deu as boas vindas aos 16 anos de São João do Arraial. Às 7h da manhã, gestor, secretários, vereadores, funcionários e população prestigiaram o hasteamento das bandeiras.
À tarde, a Final da Copa Jaborandi de Futebol levou os torcedores ao estádio municipal onde, mesmo debaixo de chuva, assistiram animados ao jogo entre os times da Chapada da Sindá e Matias Olímpio, que terminou com vitória de 3 a 2 para a seleção da Chapada da Sindá.

Na parte da noite, a solenidade de inauguração da reforma e ampliação do prédio da Câmara de Vereadores contou, além dos vereadores, com as presenças do prefeito Francisco Limma, do Vice-prefeito João Zilton, secretários, da secretária de educação de Esperantina Vilma Amorim, além de lideranças locais e convidados.

Devido a chuva, as inaugurações da Praça de São João e da Sala de Reabilitação Física e a festa popular foram realizadas na noite de segunda-feira (13). Apesar da mudança de data, a população não desanimou e participou da festa, animada ao som da Banda Canários do Reino que tocou muito forró até as 3h da manhã.

Durante a programação, as celebrações religiosas também fizeram parte da programação, levando os fiéis ao culto e à missa de aniversário. Na área da saúde, mutirão da saúde do homem, da catarata e campanha de doação de sangue mobilizaram os são joãonenses para a prevenção e o tratamento de doenças além de chamar a atenção para a importância e necessidade da doação de sangue.

Um comentário:

  1. Que bom vê o sucesso e o crescimento desse municipio. Tive o prazer de vê nesta foto em destaque o meu grande amigo o Professor Francisco,irmão do SD Cristino.Aproveito para mandar um grande abraço a ele e desejar a todos um ótimo e feliz Natal.Comentario enviado dõ Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.