11 de janeiro de 2011

Barulho e sujeira na ainda bela Cachoeira do Urubu

Por Mauro Sampaio
O Governo do Estado do Piauí anuncia em placas um caminho das águas na saída de Teresina ao litoral. O roteiro turístico inclui a Cachoeira do Urubu, nos municípios de  Esperantina e Batalha, a maior queda d'água do Rio Longá, dentro de um parque ecológico criado há 21 anos para dar sossego ao meio ambiente e conforto aos visitantes.

Nem uma coisa nem outra é oferecida. A estrutura de apoio (restaurantes, banheiros e a passarela) inaugurada no governo Freitas Neto (1991-1994) está carcomida, sem qualquer indício de manutenção. Sem fiscalização, carros e motos podem entrar no parque com o pagamento de uma taxa irregular à administração do restaurante que fica do lado de Esperantina, o que depreda ainda mais o parque.

E tome música da pior qualidade, no volume máximo, e seções de "eu quero aparecer" de motoqueiros que se exibem nos dias de maior movimento desafiando a irregularidade natural das rochas. Não se consegue ouvir as águas e os pássaros, molestados pela irresponsável e egoísta cultura do barulho.

Fora os farofeiros, qualquer turista com bom senso desiste de um passeio assim, por mais bonita que ainda esteja a Cachoeira do Urubu.

O governo estadual retomou a responsabilidade pela administração, mas, como de costume no Piauí, sabe-se lá quando haverá vontade e recursos para revitalizar o parque ecológico. Se demorar muito, a cachoeira corre o risco de virar estacionamento para competições de som nas alturas. ültima informação: a estrada de acesso por Esperantina está criando buracos.
Fotos: Mauro Sampaio

3 comentários:

  1. MAURO SAMPAIO POR SER IRMÃO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA THE E DEPUTADO MARLOS SAMPAIO PODIA DAR UM FORÇA AO INVÉS DE CHAMAR O POVO DE ESPERANTINA DE FAROVEIRO E POR CAUSA DE PESSOAS CM VC QUE ARROTAM CAVIAR QUE EXISTEM CETENAS DE SEGUNDO VC FAROVEIROS...

    ResponderExcluir
  2. o anônimo acima no caso o primeiro,deve ser um dos baderneiros que tiram a paz do local,só pode ser pra estar se doendo tanto,cada um tem que fazer sua parte,que seja deputado,vereador ou quem quer que seja e principalmente o cidadão comum.o parque existe pra ser preservado e depredado ok.obg.e um grd abraço a todos.....

    ResponderExcluir
  3. EDIVAL,SENDO AS TERRAS QUE MARGEIAM O PARQUE É DA FAMILIA SAMPAIO? E OS ADMINISTRADORES DO RESTAURANTE LOCAL TAMBEM??, INCLUCIVE ANTES ADMISTRADO PELO SAUDOSO ZE LUIS,AMIGO CONTRA FATOS NAO HA ARGUMENTOS A NATUREZA ESTA LA EXUBERANTE O QUE FALTA É INVESTIMENTOS NA ESTRUTURA FISICA E DE PESSOAL PARA MELHORAR O LOCAL.QUANDO VC VEM CM A FARINHA ´´faroveiro eu ja volto com o beju!!!

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.