23 de janeiro de 2011

EFAS do Piauí são destaques no Globo Rural

As EFAs - Escolas Famílias Agrícolas - do Piauí estão se destacando na formação técnica e profissional de jovens do Estado. Os projetos nelas executados e a pedagogia adotada tem propiciado o aprendizado rápido e eficaz aos estudantes e às comunidades rurais acompanhadas por elas.  A EFA de Pedro II e a dos Cocais, situada em São João do Arraial são provas de que a estratégia está dando certo e já rende valiosos frutos. Prova disso é elas foram notícia em matéria do Globo Rural. Confira a matéria na íntegra, com texto de Hanny Guimarães e fotos de Ernesto de Souza.
Projeto oferece novas oportunidades de rendimento, desperta o empreendedorismo e interrompe o êxodo rural

Não há dia mais movimentado na rodoviária de Pedro II, município do norte do Piauí, do que sexta-feira. É quando quatro ônibus partem com lotação esgotada com destino a São Paulo. Os passageiros são, em sua maioria, jovens em busca de trabalho na metrópole e um futuro mais promissor que o da região.

A frota migratória costumava ser ainda maior no passado. A demanda fazia com que a empresa de transporte disponibilizasse sete veículos a cada sexta-feira para conduzir a esperança de jovens como Renato de Oliveira Rodrigues, que em 2005 foi tentar a sorte na capital paulista. Oito meses mais tarde, após ter trabalhado numa pizzaria, o rapaz seguia novamente em um ônibus, mas no sentido inverso. Hoje, ao lado da esposa e de mais 12 famílias, Renato integra o assentamemto Paraíso, em Pedro II, onde tem o apoio de um programa que está capacitando agricultores de 16 a 25 anos para as atividades de avicultura e suinocultura. “Aqui você é dono do seu negócio, e para mim foi uma chance de me fixar na terra. Agora só vou para São Paulo a passeio”, conta.

Escola


A ação do programa não se limitou ao assentamento Paraíso. Também fazia parte da estratégia dos coordenadores João Martins de Oliveira Neto e Francisco Teixeira Barreto Junior, ambos da Care Brasil, apoiar uma instituição de ensino que funcionaria como multiplicadora de outros jovens produtores. A beneficiada foi a Escola Família Agrícola dos Cocais, no município piauiense de São João do Arraial, que, além das galinhas e porcos, ganhou a estrutura de produção: viveiro, horta, pocilgas e abatedouro.

Os alunos aprendem como cuidar dos animais e tem aulas sobre técnicas de negócios, a serem aplicadas em sua própria produção quando ao serem contemplados pelo projeto. O que é produzido na escola é voltado primordialmente para o consumo dos alunos, mas o excedente é vendido e o dinheiro vai para o caixa da instituição.

Inicialmente, a resistência dos moradores, a escassez de recursos naturais e o custo com alimentação e cuidados dos bichos dificultaram a progressão dos trabalhos. Mas, aos poucos, alunos como Antonio Carlos de Sousa Oliveira, que aos 23 anos tem a chance de iniciar uma criação de suínos, perceberam o valor do benefício.

Antonio recebeu quatro matrizes e um reprodutor, e quando seus animais tiverem crias ele deverá repassar, também sem nenhum custo, duas fêmeas e um macho para outra família local e, assim, dar continuidade ao projeto.

É uma responsabilidade enorme fazer com que essa rede se perpetue, mas esse é o meu projeto de vida. Traz muito aprendizado para a gente, além de uma perspectiva de renda que não tínhamos”, explica, com a esperança de melhorar suas condições de vida e da região onde mora.

Confira esta e outras matérias sobre o mundo rural no site do globo rural (http://revistagloborural.globo.com)

Enviado por Christianne Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.