5 de janeiro de 2011

Farmácias de Esperantina tem dificuldades de vender antibióticos

Os donos de farmácia na cidade de Esperantina estão tendo dificuldades para vender antibióticos. É que uma nova lei da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa determina que os antibióticos só podem ser vendidos com receita dupla. E isso não esta acontecendo.

A lei da Anvisa determina que a venda de medicamentos antibióticos só podem ser feitas com a apresentação de receita médica especial. É necessário o médico entregar para o paciente, duas vias da receita.

A lei foi aprovada em dezembro do ano passado.

Em Esperantina, os donos e funcionários de farmácias estão com dificuldades para se adequar a nova lei. É que muitos médicos ainda não estão passando a nova receita. E as que estão aparecendo são de clínicas particulares e de outras cidades.

Com isso, as vendas caíram consideravelmente.

2 comentários:

  1. Trabalho em uma rede nacional aqui em brasilia e por aqui nos e os farmaceuticos estamos aceitando receitas simples mais com determinados padroes !!!

    Receita valida por 10 dias "Antibioticos"
    Estamos anotando na receita dados do cliente como :
    Rg
    Nome
    Tel
    Endereço e Cep
    Etc...

    Todos esses dados anotados juntos a receita com o carimbo do estabelecimento constando o termo que proibe a troca de medicamentos de retençao !!!

    Cliente tem que assinar o termo para a liberaçao do medicamento !!!

    Com isso o farmaceuto consegue dar entrada da venda junto ao SNGPC programa que controla a vendo de medicamentos de retençao !!!

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  2. Sou o responssável pelo Departamento de Vigilância Sanitária do município de Esperantina e posso afirmar, caro amigo, João Filho, que todos os Postos do PSF ( Programa Saúde da Família) dispõem de receituários em duas vias "Receituários Carbonados", bem como de receituários "B" azul para psicotrópicos, autorizados pela Vigilância Sanitária do Estado do Piauí e confeccionados na Gráfica Esperantina, credenciada pela DIVISA-PI. Portanto é uma inverdade este portal fazer tais afirmações com relação a não disponibilização deste tipo de receituários por parte do município. Mais informações nos procure na Secretaria Municipal de saúde, no departamento de Vigilância sanitária-DEVISA. Abraço. Dr. Ary Chaves.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.