10 de janeiro de 2011

Galinhas caipiras garantem o sustento de centenas de famílias no Piauí

A criação de galinhas caipiras está mudando a vida de pequenos agricultores do Piauí. Eles recebem as aves do governo até se tornarem autosuficientes na produção.

Com os galinheiros centenas de famílias rurais garantem o sustento. O incentivo vem do governo do estado por meio do projeto de doação de galinhas caipiras.

No projeto de criação das galinhas caipiras as famílias recebem do governo 200 aves recém-nascidas. Quatro meses depois, elas são comercializadas, dando início ao processo de geração de renda na comunidade.

Boa parte da produção é comprada pelo próprio governo. Em seguida, elas são distribuídas para outras comunidades. Cada uma é vendida a R$ 15. A cada cem galinhas vendidas as famílias ganham uma média de R$ 600 de lucro.

Eles comercializam na própria localidade, nas comunidades vizinhas e na compra direta do governo”, esclareceu Raimundo Pires, técnico agrícola da Emater.

A agricultora Benedita Aquino construiu o galinheiro no quintal de casa. É uma estrutura simples e rústica. Mais de cem galinhas são criadas e boa parte já está vendida. “Em vista do que eu vivia e onde eu morava, hoje estou no céu. Além da gente ter como sobreviver aqui dentro, é muita coisa para quem não tem nada”, comparou.

Cerca de 12 mil famílias fazem parte do programa de criação de galinha caipira. O projeto já funciona em 153 comunidades rurais do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.