13 de janeiro de 2011

MACELINO: Festejo de São Sebastião e seus 3 Pecados!

Antes que digam que meu vocabulário está pobre, devo dizer que o título dessa post é mesmo apelativo. O momento e a situação exigem este chamado.

Vamos aos três preocupantes fatos de nosso festejo de acordo com a visão geográfica:

01º - As longas missas de Ernesto - Não é admissível que idosos que moram longe da igreja matriz fiquem a ouvir por trinta minutos sermões desse nosso padre. 

As Missas muitas das vezes com uma duração aproximada de 60 minutos agora está chegando a quase 100 minutos. Desses 100 minutos 30 são apenas baboseiras do nobre padre. Conversa fiada total. Foge do tema, do subtema, algo desnecessário para quem sai de casa já preocupado por deixar seus lares desprotegidos.

Pela interseção do Co-Padroeiro São Sebastião e pelo amor divino Padre Bernardo celebre o novenário. Deixe o PE. Ernesto para as confissões e celebre nossas novenas. Se continuar assim terá gente saindo da igreja antes da benção final. Para quem mora perto da Igreja nenhum problema não é mesmo padre?

02º - Trânsito caótico na praça da matriz - Coordenação do Festejo e Prefeitura municipal faça alguma coisa para o trânsito na proximidade da Praça da Matriz seja barrado. Não se pode caminhar próximo à Igreja devido à circulação de bicicletas, motos e até caminhões.  Ano passado houve acidente. Antes que aconteça o pior o melhor é prevenir. Depois das longas missas os idosos, crianças e mesmo os adolescentes não podem se aconchegar direito para um bate-papo, um sorvete por medo de um trânsito péssimo. As ruas próximas da Praça deveriam ser interditadas.

03º - Abuso de Cotas - Estou quase "maluco" por saber os valores das "cotas" das festas dançantes desse ano. Cota! É o novo.

Todo ano é assim. Como tem o monopólio das festas durante o festejo nosso amigo locutor e parceiros colocam o preço da entrada das festas lá nas alturas. Os órgãos competentes devem tomar alguma providência sobre este abuso econômico. As bandas cobra menos no meio da semana. O preço deveria ser menor.

2 comentários:

  1. * Concordo em gênero, número e grau...deixei de frequentar as missas, pois ao invés da palavra de Deus, o nobre padre abordava temas totalmente dispersos...com relação ao transito, aqui já está mais do que na hora de melhorá-lo, não só nos festejos, afinal, Esperantina é carente de sinalização...e as "COTAS" (é bem novinho esse menino,rs) é um absurdo, temos festas em datas cujo o preço da banda é bem maior e o valor da "COTA" fica bem menor do que o que tá sendo cobrado aqui, um exemplo são as festas em Parnaíba, cujo quem trás é o mesmo "parceiro" do Paulo Melo (o "MALUCO) acho uma falta de respeito com os Esperantinenses e com os que vem de fora...
    Sinto saudades dos festejos e das férias de mil e novecentos e antigamente...das barraquinhas de palha em frente ao David Caldas, das festas no "Clube do Forró", das coxinhas e rabinhos de tatu da saudosa "Conôinca"(sim, era assim que eu a chamava quando era criança)...BONS TEMPOS!!!
    Abraços...
    L. Lages

    ResponderExcluir
  2. festejos ainda existe festejos em esperantina...porque o prefeito enfeitou o local das velhas e glamurosas barraquinhas de palha onde os esperantinenses viravam noites e noites ali sim que era festejos hoje ta parecendo mais uma feira,cada prefeito q entra termina de acabar com o nosso festejo.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.