14 de fevereiro de 2011

Como perder uma partida decisiva de futsal

O futsal é uma evolução do futebol de salão inventado no Brasil. O País foi o primeiro a organizar um torneio mundial e levantar a taça, em 1982. Já ganhou quase todas. A bola naquele tempo era pequena e pesada e o goleiro só sabia jogar com as mãos.

Com dois bons times em quadra, não era fácil a rede balançar devido à falta de espaço para driblar, se livrar do marcador, correr com a bola e chutar. O futsal reinventou o futebol de salão com poucas, mas eficientes, mudanças nas regras. A mais interessante é a liberdade para o goleiro jogar na linha.

Um time pode avançar com seus cinco jogadores, ficando sempre um desmarcado. O goleiro com a bola nos pés pode ganhar uma partida. Também pode causar um desastre. Foi o que aconteceu ontem (13/2/11) na final da XI Copa Norte de Futsal, o mais importante torneio realizado no Piauí com aspiração profissional.

O goleiro da AABB de Picos entregou a taça ao Novo MS de Esperantina. A partida estava equilibrada até os primeiros minutos do segundo tempo, quando o placar estava em um a um. A tática do time picoense era abusar da presença do seu goleiro no meio da quadra. Ele praticamente participava de todas as jogadas e até arriscava chutes a gol.

O quarteto de linha do Novo MS se acalmou, conseguiu acertar a marcação até que o bom goleiro-atacante vacilou. Dois a um. Esperava-se que a tática mudasse e o goleiro da AABB de Picos se conformasse com  sua função primordial, evitar gols. Ele insistiu em atacar. Três a um. Quatro a um. Cinco a um.

Final da partida: 7 a 3. O segundo gol de Picos somente aconteceu porque o Novo MS ainda vibrava com outra colaboração do goleiro adversário. O risco de atuar mais com os pés do que com as mãos não foi recompensado. A torcida gosta de gols, mas teria sido melhor se Picos levasse a sério que canja de galinha e prudência não fazem mal a ninguém, muito menos ao futsal moderno. Goleiro no ataque, mas nem tanto.

Por Mauro Sampaio

3 comentários:

  1. Agora que o time do MS ganhou contra tudo e contra todos vem dizer que o goleiro entregou,mas nao se esqueça que ele foi o grande responsavel pela vitoria da AAbb de picos na semi-final.o nome do time nao se trata de demagogia politica nada mais certo do que o nome do patrocinador,entao no outro time da cidade tambem existe demagogia por usar o nome de uma empresa de sabao?MS campeao com meritos.....

    ResponderExcluir
  2. Entregou a o jogo mesmo! todo mundo viu os vacilos.. paceria coisa combinada!... será? sei não eim/ esse filme já assisti antes...

    ResponderExcluir
  3. E verdade todos nos ja vimos esse filme MS bi campeao da copa norte.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.