25 de fevereiro de 2011

Para ser jornalista é preciso ser diplomado? Entenda neste artigo!

Por Kléber Oliveira

Para escrever um bom texto, manter um blog, um site e para comentar um fato da atualidade ou para apresentar programas de televisão não é preciso ser jornalista, diplomado. Mas o jornalismo é muito mais que isso. Quem passou pela universidade e se esmerou em aprender, conhecer, e continua se aprimorando profissionalmente, e quem exerce a profissão com dignidade sem diplomação, sabe do que estou falando.

Neste complemento, destaco o jornalista Boris Casoy – o jornalista mais questionado do momento – tem registro, mas não é formado, e é um ferrenho defensor da não obrigatoriedade do diploma.

Em 2009: STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão

Por 8 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na sessão de uma quarta-feira 17/06/2009 que o diploma de jornalismo não é obrigatório para exercer a profissão. (UOL)

Pouca gente sabe, principalmente nós blogueiros, mas a legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, website ou portal, inclusive quanto a comentários; portanto, é importante ficarmos atentos quanto ao que escrevemos e também ao que nossos leitores comentam.

Sobre a lei da imprensa, onde temos direitos e deveres. Peço que visitem estes link e aprendam mais sobre o este feito de “comunicar”

http://www.estadao.com.br/especiais/2009/03/arq45fc47c34f81c.pdf
http://www.migalhas.com.br/mostra_noticia_articuladas.aspx?cod=100093

Jornalismo é profissão de fé. Além de formação superior ou não (caso não tenha – que é o meu) e estar atento às novas mídias e recursos tecnológicos, é preciso vocação, abnegação, muita disposição, muita leitura (mas, muita mesmo!), pouca vaidade, gostar de gente, saber que tudo na vida tem pelo menos dois lados (e não “esquecer” de escutá-los), ser curioso, cético, perseguidor da verdade, e o mais importante: ter caráter (original de fábrica, sem dispositivo substituto opcional à venda no mercado). Este é o “nada” que considero minimamente necessário para abraçar o jornalismo. Talento é a cereja do bolo.

3 comentários:

  1. É verdade. Quandos jornalistas até aqui mesmo no Piauí exercem a profissão sem o diploma! Este texto foi bastante explanativo, pois muita gente pensa o contrário e tentam CENSURAR a imprensa e aqueles que tentam exercer a comunicação social.

    Hélder Soares - Parnaíba-PI

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você está aprendendo Kleber. Se tivesse essas informações a um mês atrás talvez não teria feito a infeliz matéria sobre diretores demitidos pela secretária de educação, que quase lhe rendem um processo.
    Parabéns pelo aprendizado. Que os outros aproveitem as suas dicas para também melhorarem na profissão.
    prof jose americo

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.