20 de fevereiro de 2011

Prefeitura e magarefes definem funcionamento do matadouro público

Por Christianne Melo
SÃO JOÃO DO ARRAIAL: Inaugurado em Junho de 2010 com a presença do Governador Wilson Martins, o Matadouro Domingos Pereira homenageia o primeiro magarefe de São João do Arraial e, a partir deste mês entrará em funcionamento efetivo.

Tendo em vista a operacionalização dentro de todas as normas exigidas pela vigilância sanitária e pelos demais órgãos de fiscalização, o Prefeito Francisco Limma, o Vice-prefeito Zilton Lima, o secretário municipal de agricultura, Francisco Cardoso, e o veterinário Irapuã se reuniram na tarde da ultima sexta-feira (18) com os magarefes e vendedores locais de carne para discutirem como será o funcionamento do matadouro público municipal.

Durante a reunião, realizada no pátio do CRAS, município e fornecedores de carne debateram as normas estabelecidas, regras de higiene, horários de chegada dos animais ao local, horário de abate, taxas, operacionalização do matadouro, cuidado com os animais, dentre outros.

O nosso objetivo é conversar com que executa a função de fato para que o serviço seja bem feito sem prejudicar o cotidiano dos fornecedores nem a dos consumidores e comerciantes de carne. Por isso é importante reunir todos os envolvidos, mostrar o que está sendo proposto para não se ter problemas posteriores nem por parte dos magarefes nem por parte da prefeitura”, explica o Prefeito Francisco Limma.

Limma ainda afirmou que as pessoas responsáveis pela operacionalização do matadouro terão que passar por uma capacitação para se adaptarem ao manuseio do maquinário. “Serão capacitados quatro pessoas e quem conseguir desenvolver melhor a função, será selecionado”, explicou o gestor.

Dessa forma, os magarefes entraram em consenso, ficando determinados 3 (três) dias durante a semana para o abate de animais: às terças, sextas e sábados. Sendo que às terças e sextas o horário será às 3:00h da manhã, enquanto aos sábados, o abate será realizado às 21:00h.

Essas propostas serão testadas durante os próximos três meses, quando haverá uma nova reunião entre prefeitura e os magarefes para uma avaliação dos serviços. No sábado (19), haverá abate de 5 animais no matadouro para teste do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.