23 de fevereiro de 2011

Projeto de vereador garante exame oftalmológico na rede municipal de ensino

Vereador Regys Carvalho
Tramita na Câmara Municipal de Esperantina um indicativo de projeto de lei para que o município passe realizar exame oftalmológico (de acuidade visual) em crianças matriculadas na rede pública municipal de ensino. O projeto é de autoria do vereador Regys Sampaio (PMDB), tendo como signatário o parlamentar Paulo Brasil (DEM).

Acuidade visual é uma característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos. Vários fatores especificam a essa acuidade, em especial, a distância entre os fotorreceptores na retina e também da precisão da refração. Ela é determinada pela menor imagem retiniana percebida pelo indivíduo. Sua medida é dada pela relação entre o tamanho do menor objeto (optotipo) visualizado e a distância entre observador e objeto.

De acordo com os especialistas, a diminuição da acuidade visual causa importante déficit funcional e considerável morbidade a seus portadores. Seu reconhecimento é importante, pois na maior parte das vezes a deficiência pode ser corrigida com terapêutica adequada”, informa o vereador Regys.

O primeiro artigo do projeto em tramitação prevê que o Poder Executivo Municipal fica obrigado a realizar exame de acuidade visual em crianças matriculadas nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental mantidas pela Prefeitura de Esperantina, através dos serviços de saúde disponíveis no município.

De acordo com a iniciativa dos parlamentares, serão realizadas consultas oftalmológicas por ocasião da matrícula das crianças na rede pública municipal de ensino. Ressalta-se que todas as crianças matriculadas serão submetidas à avaliação oftalmológica anual. A criança que apresentar problemas visuais será encaminhada à rede pública municipal de saúde para o tratamento necessário.

O projeto também determina que a prefeitura ficará autorizada a fornecer óculos e demais próteses oculares quando da constatação da deficiência visual. “O importante também é que serão realizadas palestras de orientação conferidas por médicos especialistas na área de oftalmologia aos pais, alunos e professores da rede municipal de ensino”, completa o vereador Regys.

A administração municipal também ficará autorizada a firmar convênios com órgãos estaduais e federais e com clínicas de natureza privada para a execução da lei, caso seja aprovada na Câmara e posteriormente sancionada pelo prefeito.

A aplicabilidade da presente lei poderá ser estendida às demais escolas públicas (estaduais) e privadas localizadas em Esperantina.

Fonte: Blog Vereador Regys Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.