17 de fevereiro de 2011

São João do Arraial: Formada comissão que acompanha obras do "Minha Casa Minha Vida" no município

Por Christianne Melo

Na tarde desta quarta-feira (16), uma reunião definiu nomes que irão compor a Comissão Municipal de Acompanhamento de Obras. O objetivo desta comissão é o acompanhamento direto da construção de casas no município através do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. 

Na reunião foram explicados os próximos passos para a construção de mais 30 casas no município, além de serem tiradas dúvidas sobre a responsabilidade dessa comissão. 

Além dos beneficiários, participaram da reunião o prefeito Francisco Limma, o vice-prefeito João Zilton, os secretários municipais de infra-estrutura, Ivando Damasceno Santana, de administração, Antônio Francisco Gomes, de agricultura, Francisco Cardoso, o chefe do setor de documentação do município Francisco Helindomar, o representante da CONSTREL Construtora – que realizará a construção das casas – além do vereador Erinaldo Carvalho e do conselheiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Arraial, Petronílio Garcia do Nascimento. 

Os nomes indicados para estarem à frente da Comissão de Acompanhamento de Obras foram retirados dentre os próprios beneficiários, sendo escolhidos para a missão Xavier de Moura, da localidade Dois Irmãos, e Elionardo Silva de Araújo, da sede do município. 

Para Xavier de Moura, que é pai de cinco filhos e morador da região a mais de 20 anos, o benefício é muito bem vindo. “Vai ser muito bom pra mim  e pra minha família. Eles (os governos) estão olhando para as pessoas mais pobres. Coisa que antes a gente não tinha essa oportunidade”, afirma Xavier.

De acordo com Manoel Carvalho Nascimento, representante da CONSTREL, construtora responsável pela obra, a partir de segunda-feira as casas já serão iniciadas. “A partir de hoje nós já iremos visitar algumas regiões, tirar algumas fotos, conversar com as famílias beneficiadas para poder saber qual a melhor forma de fazer a obra, por onde vamos começar”, explica Manoel. 

As casas terão 36m2 de área construída, tendo sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Cada moradia terá o valor aproximado de R$ 11 Mil Reais. O que para alguns pode parecer pouco, para quem não tem uma casa própria é muito. 

Tem muita gente que não tem condição de levantar uma casa assim como eu. Então é uma alegria pra mim porque senão eu não teria onde morar”, afirma Elionardo Silva, pai de um filho de 8 meses, vive fazendo “bicos” para sustentar a família e até hoje mora com os pais. 

Isso é algo inédito, jamais visto no município. Isso é cidadania. São direitos básicos do cidadão. Nós, como gestores públicos, acreditamos que essa conquista também é nossa pois não tivesse esse incentivo do Governo, se o poder público municipal não tivesse intermediando este processo, essas pessoas talvez jamais conseguisses realizar esse sonho de ter uma casa própria”, afirma o vice-prefeito Zilton Melo.

De acordo com o prefeito Francisco Limma, a meta é conseguir a construção de 350 casas na sede e na zona rural de São João do Arraial, seja através do programa Minha Casa Minha Vida, seja através de convênios com outros órgãos de financiamento habitacional. 

Esse é um dos principais compromissos da nossa gestão: realizar políticas públicas que garantam o básico de dignidade às pessoas mais carentes. E uma casa é o sonho de qualquer pai e mãe de família. O processo é burocrático, mas não é impossível. É uma conquista para o município e para o povo brasileiro que conheceu um novo governo, com uma nova forma de fazer política. Mais sensível à realidade de milhares de famílias e voltada ao desenvolvimento dos mais pobres”, declarou o prefeito Francisco Limma, se referindo aos Governos Lula e Dilma. 

Nas imagens: 1. Zilton Melo ao lado de secretários explica sobre a comissão de acompanhamento das obras do "Minha Casa Minha Vida"; 2. Beneficiários acompanham atentos a reunião; 3. Xavier Moura e Elionardo Silva, que compõem a comissão; 4. Prefeito Limma fala sobre as metas habitacionais no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.