9 de março de 2011

CNBB lança campanha 2011 e alerta: "Planeta geme dores de parto"

Um alerta para o planeta. É com esse objetivo que a campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na manhã desta quarta-feira de cinzas (09) a Campanha da Fraternidade 2011. No Estado, a coordenação dos trabalhos ficou por conta da Arquidiocese de Teresina. Este ano o tema “Fraternidade e a vida no planeta”.

A expectativa da Arquidiocese  é motivar as pessoas a participar de debates e de ações que visam a enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Realizada em todas as dioceses do Brasil, a Campanha da Fraternidade foi criada em 1964. Este é o quarto tema relacionado à preservação do meio ambiente – em 1979, o tema foi Preserve o Que É de Todos; em 2004, Água, Fonte de Vida; e, em 2007, Vida e Missão Neste Chão.

Queremos que os cristãos reflitam, principalmente no período da quaresma sobre a importância de combater o aquecimento global e se promover a sustentabilidade no planeta”, informa o coordenador da campanha no Estado, padre Leonildo.

O lema deste ano será “A criação geme em dores de parto”(Rm 8,22). O projeto foi apresentado pelo arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha para convidados e imprensa, durante coletiva no Palácio Episcopal.
Faremos celebrações em praças públicas, panfletagem pela avenida Frei Serafim e pontos estratégicos da cidade e formações nas paróquias. Também temos planos de divulgar a campanha nas principais cidades como Oerias e Parnaíba. Já temos visitas agendadas até para  Inhuma, em outras”, antecipou o coordenador no Piauí.

A escolha do tema e lema é feito dois anos antes através de iniciativas de dioceses que mandam sugestões, logo após, a presidência da CNBB se reúne para avaliar e escolher uma das propostas.

O planeta está sendo devastado pela poluição e a ganância humana no sentido do poder, do capitalismo. A campanha vai fomentar nos corações dos seres humanos a necessidade de voltar os olhares para o nosso planeta”, analisou padre Leonildo.

Fonte: CidadeVerde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.