20 de março de 2011

Quebradeiras de Coco Babaçu do Piauí fornecerão sabonte a hotéis durante a Copa do Mundo

Por Christianne Melo
 
Imagine-se viajando para o Rio de Janeiro e se hospedando em um grande e luxuso hotel em pleno período de Copa do Mundo! Vida boa hein?! Imagine agora que depois do jogo você vai tomar um relaxante banho e se depara com um sabonete de babaçu tipicamente piauienses... que luxo não é mesmo? Pois isso pode estar bem próximo de acontecer!

Durante a Copa do Mundo Fifa Brasil de 2014, o mundo estará voltado ao país do Futebol. Cerca de 600 mil turistas estrangeiros e mais três milhões de brasileiros deverão circular pelo país.

Pensando nisso, os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur), Meio Ambiente (MMA), em parceria com Caixa Econômica Federal, SEBRAE e a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), idealizaram o projeto Talentos do Brasil Rural, voltado para a promoção do turismo, da agricultura familiar e dos produtos e serviços produzidos por ela como cosméticos, alimentos, bebidas, artesanato de decoração e utilitários, industrializados ou artesanais, que passarão a ser comercializados em hotéis, restaurantes e lojas de artesanato das 12 capitais brasileiras que formarão o principal circuito da Copa do Mundo.

Com um investimento de R$ 3 Milhões, o projeto selecionou 101 empreendimentos constituídos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais das cinco regiões brasileiras, sendo 17 empreendimentos na região Sul, 25 no Sudeste, 17 no Centro-Oeste, 33 no Nordeste e 09 no Norte do país.

Dentre os empreendimentos classificados da Região Nordeste, apenas 02 são do Piauí: a Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí e a Associação de Mulheres Trabalhadoras do Coco Babaçu, classificada na categoria de cosméticos e fornecerá o sabonete artesanal de babaçu.

A Associação de Mulheres Trabalhadoras do Coco Babaçu da Microregião do Baixo Parnaíba Piauiense é formada por mulheres de cinco municípios da região dos Cocais Piauiense (Esperantina, Barras, Madeiro, Joça Marques e São João do Arraial), todas trabalhadoras rurais e quebradeiras de coco babaçu além de algumas comunidades quilombolas e assentados.

A associação é vinculada ao MIQCB – Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, que nasceu há mais de 25 anos, quando as mulheres quebradeiras de coco babaçu começaram a se organizar para lutar pelo acesso aos babaçuais nos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará.

Com o projeto, 82 famílias estarão diretamente envolvidas nas unidades de beneficiamento do babaçu nas suas comunidades, beneficiando também cerca de 10 Mil mulheres quebradeiras de coco babaçu, que fornecerão a amêndoa para a produção do sabonete.

O sabonete à base de coco babaçu é um produto de grande aceitação no mercado devido ao grande teor de ácido láurico do óleo base, potencializando as suas propriedades medicinais e terapêuticas (cicatrização, massagens e imunológica).

Tradicionalmente as comunidades extrativistas utilizavam o sabonete de babaçu como agente medicinal, mas seus benefícios terapêuticos foram logo identificados por gerarem na pele uma sensação de maciez. O acido láurico penetra rapidamente na pele criando assim uma proteção natural contra seborréia, coceira e outras dermatites.

Apesar de estar se credenciando no Projeto Talentos do Brasil para o fornecimento de sabonetes, as unidades de beneficiamento possuem grande capacidade produtiva, o que permite absorver boa parte da produção das comunidades do seu entorno. A variedade de produtos é outra vantagem que a rede possui, possibilitando atender diversos mercados como cosméticos, alimentício, artesanato e bioenergia (fornecimento de biomassa).

Com a classificação, os empreendimentos estão em fase de envio de documentação e aguardam, ansiosamente, pelas próximas etapas do projeto Talentos do Brasil que promete ser um excelente marketing para a agricultura familiar, para as mulheres quebradeiras de coco babaçu e, principalmente, para a entrada dos derivados de babaçu no mercado consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.