20 de julho de 2009

GOVERNO DE SÃO PAULO HOMENAGEIA LUIZ GONZAGA

Vale do Anhangabaú foi o cenário do tributo ao Rei do Baião e à comunidade nordestina que vive na capital paulista, a maior cidade do Brasil.

O governo do Estado de São Paulo, liderado por José Serra (PSDB), prestou grande homenagem pelos 20 anos sem o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, que morreu em Recife no dia 2 de agosto de 1989. Durante os dias 17, 18 e 19 de julho, 35 atrações se apresentaram no Vale do Anhangabaú, centro da cidade de São Paulo. Entre as principais atrações estavam Elba Ramalho, Dominguinhos e Alceu Valença, ambos conhecidos como discípulos fervorosos de Luiz Gonzaga.

Grande homenagem

Como parte do tributo, o governador José Serra conferiu homenagem póstuma a Luiz Gonzaga com a medalha Ordem do Ipiranga, uma di
stinção estadual iniciada pelo governador Abreu Sodré em 1969. A irmã do Rei do Baião, Chiquinha Gonzaga, recebeu a medalha em homenagem a seu irmão, em cerimônia realizada dia 17 no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. O govenador José Serra é um grande fã de Luiz Gonzaga e durante o discurso oficial, recordou grandes sucesos do Rei do Baião, alguns aprendidos na escola durante a infância vivida no famoso bairro da Mooca em São Paulo. José Serra é descendente de italianos.

Discurso oficial

"É uma homenagem a Luiz Gonzaga e ao povo do
Nordeste. É o que de melhor a música regional teve, a música do Luiz Gonzaga, do Nordeste e do Brasil. Isso mostra de que maneira a cultura popular do Nordeste se enrizou aqui em São Paulo e ao longo de seu desenvolvimento. Não foi apenas a contribuição dos nordestinos ao desenvolvimento econômico, mas à cultura popular."
José Serra, governador de São Paulo
Palácio dos Bandeirantes,
17 de julho de 2009.
Abertura do evento com Elba Ramalho

A cantora Elba Ramalho fez a abertura das homenagens a Luiz Gonzaga, às 18 H 25 minutos do dia 17. No show "Balaio de Elba", a cantora iniciou as comemorações por seus 30 anos de carreira, reunindo baiões e xotes de co
mpositores nordestinos pós - Luiz Gonzaga. As músicas trazem a essência das tradições do Nordeste, com letras românticas, simples mas com uma poesia muito rica. Elba se apresentou no palco principal instalado embaixo do Viaduto do Chá, um dos principais cartões postais de São Paulo. Elba Ramalho falou emocionada sobre sua parceria com Luiz Gonzaga e chegou a levantar a mão para o céu e declamou: "Ô Mestre, eu sei que você está feliz aí, eu lhe conheço !" Muito carismática, Elba Ramalho soube empolgar o público no Vale do Anhangabaú e apresentou todos os músicos que a acompanhavam naquele show. No final, Elba subiu ao local mais alto do palco, junto à bateria ea percussão, num ritual de uma rainha que contempla seus súditos. Elba Ramalho é de Leão, o signo regido pelo Sol. A cantora chegou ao eu auge em 1983, naquele ano Elba Ramalho levou o maior público ao Canecão, a maior e mais famosa casa de shows do Rio de Janeiro, batendo assim o recorde de Roberto Carlos naquela casa. Em 1983 Elba também foi capa da revista Veja, tendo sido declarada por essa publicação como a maior cantora do Brasil naquela época. Ainda naquele ano, Elba Ramalho também foi tema de um documentário de fim de ano na Rede Globo. Elba Ramalho é uma rainha ! Acesse o site oficial da cantora: www.elbaramalho.com.br

Show de Alceu Valença

Também conhecido como discípulo de Luiz Gonzaga, Alceu Valença também marcou presença ontem, dia 19, no Vale do Anhangabaú. O cantor apresentou um show formado por emboladas, forrós, cocos, xotes e até rock. Às 18 H 41 minutos, Alceu Valença surpreendeu o público ao chamar ao palco um grande nome da música nordestina: inesperadamente surgiu o cantor piauiense Frank Aguiar e cantou com Alceu Valença um clássico de Luiz Gonzaga: " Mandacaru quando fulora na seca/ Já é sinal que a chuva chega no sertão/ Toda menina quando enjôa da boneca é sinal que o amor já chegou no coração." Frank Aguiar, deputad
o federal por São Paulo, disse se sentir honrado em está ali para homenagear Luiz Gonzaga. A apresentação de Alceu Valença encerrou esse evento em tributo ao Rei do Baião, cantou por último seus grandes sucessos como Anunciação. No final o público implorou para que Alceu cantasse um pouco mais. Alceu Valença, num gesto dramático de um ator, vem e volta, canta ou não canta, decidiu por fim atender o pedido do público e cantou um pouca mais. Pediu também aos câmeras que filmavam o show para que fizessem uma boa imagem para ele postar depois no YouTube. Foi filmado perguntando ao público se estava gostando do show e em seguida os câmeras filmavam o povo levantando as mãos afirmando que sim.

Nordeste inteiro homenageado

O tributo a Luiz Gonzaga fez referência à cultura nordestina como um todo, tanto que ao lado do palco principal estavam presentes as bandeiras do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernanbuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Ao longo do Vale do Anhangabaú barracas vendiam com
idas típicas de todos os Estados nordestinos. A imprensa paulista divulgou bastante esse evento. O cantor Dominguinhos foi a grande atraçâo do segundo dia do evento. Dominguinhos iniciou sua carreira seguindo os passos de Luiz Gonzaga, mas depois inovou a arte do grande Mestre, dando à sanfonasotaques diferantes e inusitados. Dominguinhos é considerado também um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade. Maiores informações pelo site: www.saopaulo.sp.gov.br

São Paulo, a cidade de todos os povos

A capital paulista é de fato uma síntese de todos os povos do Brasil e do globo. Assim, São Paulo éa maior cidade nordestina fora do Nordeste, a maior cidade italiana fora da Itália, a maior cidade japonesa fora do Japão e por aí vai. São Paulo é na verdade uma das maiores esquinas do mundo. Éa cidade que transforma em realidade o sonho de muita gente, famosa ou anônima. São Paulo é também a desilusão de muitos, cosiderada ao mesmo tempo como uma das cidades mais ricas e pobres do mundo. São Paulo é um mundo de contradições que impressiona a todos, brasileiros e estrangeiros. Atualmente, a cidade de São Paulo abriga 11 milhões de habitantes, constituindo um universo em si.

Por: Paulo Machado

2 comentários:

  1. NOTA DA REDAÇÃO:

    O Tributo a Luiz Gonzaga promovido pelo governo de São Paulo foi um grande sucesso, tanto de público como de repercussão na mídia. Todos os jornais de São Paulo noticiaram esse evento.

    O governador José Serra compareceu ao evento no sábado e ele cantou uma música do Luiz Gonzaga juntamente com Dominguinhos. Nesse dia eu não fui ao evento, perdi um grande espetáculo ! Assisti apenas os shows da Elba Ramalho e Alceu Valença.

    No sábado o JORNAL NACIONAL da Rede Globo veiculou uma bela matéria sobre esse evento, incluindo entrevista com Elba Ramalho. No domingo cheguei a ver a equipe de reportagem do SBT no palco do Alceu Valença fazendo uma reportagem.

    Em 2010, é muito provável que o govenador José Serra (PSDB) saia candidato à Presidência da República. Será que ele vai cantar nos comícios ?!

    Espero que os nossos leitores tenham apreciado esta matéria. Uma ótima leitura.

    PAULO MACHADO

    ResponderExcluir
  2. É de muita alegria, eu um Gonzaguiano desde minha infância, ouvir um grande político como o José Serra homenagiando o Luiz Gonzaga.
    Enquanto o governo do estado não está com o menor interesse em apoiar alguma iniciativa desse tipo aqui em Pernambuco. O Parque Aza Branca no Exu, cidade do Luiz Gonzaga por exemplo, está totalmente abandonado e se deteriorando. Isso é lamentável!! Parabéns Governo de São Paulo.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.