29 de agosto de 2009

Assis Fortes - Piauiense de Esperantina

Francisco de Assis Fortes, este ilustre filho da terra da Boa Esperança, nasceu em 08 de novembro de 1937, no interior do Município na Fazenda Malhada do Meio e para quem não conhece a sua honrada história foi simplesmente o autor dos símbolos oficiais do Município de Esperantina, a exemplo do Brasão, da Bandeira e do Hino.

Filho de Francisco de Sousa Fortes e Claudemira Regina Fortes, seus pais tiveram destaque social e político em Esperantina e exerceram o cargo de Prefeito Municipal. Atualmente casado com Maria Lina Fortes, mas desde muito cedo, ainda quando criança, mudou-se para a sede do Município de Esperantina, onde fez o curso primário, no Grupo Escolar David Caldas.

A partir de 1953, trabalhou como comerciário, na loja de tecidos e variedades do Sr. Hermes Nogueira Portela e sua esposa Toinha Nogueira Portela.

Em 1956 estudou no Seminário Diocesano da Sagrada Família de Parnaíba, sob o comando do Reitor Dom Felipe Conduru Pacheco, Bispo Diocesano daquela cidade. Em Outubro de 1957 foi convidado pelo então prefeito Municipal de Esperantina, Hamilton de Melo Rêbelo, para dirigir e lecionar na Escola Municipal Haydée Rêbelo, na localidade Malhada do Meio.

Residiu na cidade de Barras em virtude de ter assumido o cargo de Auxiliar de Escritório da Companhia de Eletrificação Rural do Nordeste - CERNE.

Assis Fortes estudou na Escola Técnica Federal do Piauí, tendo concluído o Curso Técnico de Edificações.

Exerceu o cargo de Escriturário da Companhia Hidro Elétrica da Boa Esperança - COHEBE, em Teresina.

Lecionou Tecnologia dos Materiais de Construção Civil, Desenho Técnico, Educação Moral e Cívica, Religião e Língua Portuguesa.

Assis Fortes é portador de dois diplomas de Curso Superior, pela Universidade Federal do Piauí: curso de formação de professores de disciplina especializada; curso de letras, licenciatura plena.

O poeta e escritor dispõem de outros Cursos, como: Atualização para equipes de Implantação e Consolidação do Sistema de Integração Escola Empresa Governo, Curso de Introdução às Relações Públicas, Humanas e Psicológicas e Curso Intensivo de Tecnologia do Concreto.

Um outro marco na vida de Assis Fortes foi a Fundação da União dos Estudantes Secundaristas de Esperantina - UESE.

Vale ressaltar que desde muito cedo Francisco de Assis Fortes já tinha inspirações pela vida política do município.

Vereador da Câmara Municipal de Esperantina, no período de 01 de fevereiro de 1977 à 31 de janeiro de 1983, tendo sido eleito pelo MDB.

No campo da literatura lançou alguns livros dentre eles: "Minha Terra, Meus Poemas", "Coisas da Vida", "Cem Piadas Sem Palavrões + Algumas de Lambujem".

Condecorado com a "Medalha do Nilo Peçanha" e respectivo Diploma em 26 de Setembro de 1989, em Brasília-DF, concessão que lhe conferiu Carlos Santana, Ministro da Educação, como "reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação, às Escolas Técnicas Federais e ao Ensino Profissional".

O poeta chegou a ser homenageado em sessão solene pela Câmara Municipal de Esperantina, em 05 de Setembro de 2007, por relevante serviço prestado ao Município.

Já na capital do estado chegou a receber o título de cidadão teresinense no dia 18 de setembro de 2007, em sessão extraordinária e solene realizada na Câmara Municipal e que lhe foi outorgado por unanimidade pelos demais vereadores, atendendo ao requerimento apresentado pelo Vereador Chico Wilson - PSDB.

O poeta foi agraciado também com o Diploma e a Medalha do Mérito Centenário do CEFET-PI, (antiga Escola Técnica Federal do Piauí) juntamente com 29 ex-colegas de trabalho, em 30 de abril de 2008, em sessão solene realizada no Auditório do CEFET-PI.

O Poeta Assis Fortes convida você e sua família para participar do lançamento do seu livro "MEMÓRIAS DAS IMAGENS VENERADAS PELO POVO ESPERANTINENSE", que acontecerá dia 05 de setembro às 09:00h no Clube Recreativo Princesa do Longá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.