27 de agosto de 2009

A FORÇA DA LEI CONTRA O FUMO

No Brasil, São Paulo sai na vanguarda com a lei que proíbe o ato de fumar em ambientes fechados

Parece a época em que era permitido aos candidatos no período eleitoral colar cartazes e fotografias em qualquer ponto da cidade. Hoje em São Paulo, por todos os lados, vê-se um pequeno cartaz com um contorno avermelhado no formato do mapa do Estado e a seguinte afirmação: É PROIBIDO FUMAR NESTE LOCAL.

No último dia 7 de agosto entrou em vigor em São Paulo a Lei Estadual 13.541 de 7 de maio de 2009, a qual restringe o ato de se fumar em ambientes fechados. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 4 milhões e 900 mil pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de males provocados pelo fumo.

Tendência mundial

No Brasil, São Paulo éo primeiro Estado a criar uma lei de restrição à prática de se fumar em ambientes fechados, mas na verdade essa medida acompanha uma tendência internacional iniciada em cidades como Londres, Nova York, Paris e Buenos Aires. Essa medida tomada em São Paulo já começa a se expandir para as demais localidades do país. Rio de Janeiro, Curitiba e Belém começam o movimento contra o fumo.

Fumando nas calçadas

Como agora é proibido fumar em ambientes fechados em São Paulo, os fumantes estão indo para as ruas, se encostam nas paredes e mandam fumaça na cara de todo mundo que por lá passarem. Dessa forma será preciso usar máscara, não para se prevenir contra a gripe suína, mas contra o cigarro, cuja fumaça se intensificou pelas ruas depois que a lei entrou em vigor. Ambientes que desrespeitarem a lei são multados. Todos os ambientes, públicos ou privados devem expor o cartaz de proibição ao cigarro. Mas ainda não proibiram de se fumar nas ruas, nas calçadas com grande movimento de pedestres. Para maiores informações acesse o site:

www.leiantifumo.sp.gov.br Ou ligue para: 0800 771 3541

Geralmente o Primeiro Mundo sai na vanguarda em medidas da restrição do cigarro em ambientes fechados, por exemplo. Daí o Terceiro Mundo segue o exemplo e nesse caso o Brasil ficou atrás até mesmo da Argentina. Ser do Primeiro Mundo significa pensar e agir diferente, sempre pensando no aprimoramento das coisas. Isso é algo que o Terceiro Mundo muitas vezes se recusa a fazer. Pensar na melhoria das coisas não é difícil, quase impossível mesmo é fazer com que essas idéias sejam aceitas e postas em prática.

Por: Paulo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.