30 de setembro de 2009

Municípios prejudicados pelas chuvas recebem patrulhas mecanizadas



Equipamentos de recuperação de vias municipais foram entregues aos prefeitos nesta manhã

Durante a manhã desta quarta-feira (30), secretários estaduais, prefeitos, deputados, vereadores e demais lideranças políticas compareceram ao pátio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Piauí (CFAP) para participarem da solenidade de entrega de 22 patrulhas mecanizadas destinadas à recuperação – e construção – de estradas danificadas pelo excesso de chuvas no início deste ano.

Adquiridas pelo Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Civil, cada patrulha é composta por trator, moto-niveladora, pá-carregadora e caçamba, somando um investimento de R$ 38 Milhões, oriundos do Ministério da Integração Nacional.

Os equipamentos beneficiarão os 79 municípios que decretaram estado de emergência devido as fortes chuvas e as enchentes no início de 2009, mas de acordo com o Governador Wellington Dias, a expectativa é de que mais 20 patrulhas possam ser adquiridas através do BNDES, aumentando o número de municípios beneficiados.



Da região dos Cocais, quatro municípios receberam as patrulhas: Barras, Porto, Luzilândia e Esperantina, sendo que cada kit de máquinas beneficiará os municípios mais próximos, como é o caso de São João do Arraial.


De acordo com Chico Antônio, prefeito de Esperantina, o plano de utilização das máquinas nos municípios será imediato. “Já que cada município terá um tempo determinado de utilização das patrulhas, não podemos perder tempo. Nossa meta é colocar os equipamentos em serviço o mais rápido possível, principalmente na zona rural como é o caso das comunidades Tinguis e Barros, muito prejudicadas pelas chuvas”, afirmou ele, que recebeu as chaves dos equipamentos das mãos da Secretária Estadual para inclusão da pessoa com deficiência e primeira-dama do Estado, Rejane Dias.

Para o Prefeito Francisco Limma, de São João do Arraial, os equipamentos serão muito bem vindos aos municípios. “Não é novidade de que a manutenção das estradas, sejam elas estaduais ou municipais, é necessária não apenas durante as chuvas, mas de forma permanente. Com as patrulhas, os municípios terão um grande apoio para fazerem isso de uma forma sistematizada”, ressaltou ele que também acrescentou que em São João do Arraial, a prioridade será a recuperação de pelo menos 60Km de estradas danificadas.

Durante a solenidade, foi assinado termo de compromisso entre Governo do Estado, Secretaria Estadual da Defesa Civil e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), para a reconstrução da malha viária dos 79 municípios. O documento foi assinado por Wellington Dias, pelo secretário da Defesa Civil Fernando Monteiro, e pelo presidente da APPM, Francisco Macedo, prefeito do município de Bocáina.

 “À medida que chega o asfalto, as pessoas não admitem mais andar em estradas esburacadas. Essa é uma experiência piloto onde cada prefeito é quem irá avaliar quais as vias do município tem prioridade. (...) As patrulhas servirão para restaurar e construir novas estradas e isso será importante para o desenvolvimento”, disse o Governador Wellington Dias que, durante o discurso, cobrou dos prefeitos a responsabilidade de fiscalização e operacionalização dos equipamentos através de um plano de trabalho que as patrulhas realizarão em cada município.

Wellington Dias ainda destacou a organização do CITCOCAIS – Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento do Território dos Cocais, que abrange 13 municípios dessa região e é presidido pelo prefeito Francisco Limma – como uma maneira mais democrática e rápida de negociação entre os municípios e as demais organizações, públicas ou privadas. De acordo com o governador, os consórcios são instituições propícias à formação de convênios “sem desgaste político”.

Além disso, o Governo do Estado se responsabilizou pelo treinamento de 120 operadores dos equipamentos (multiplicadores) e ainda dará assistência técnica necessária às prefeituras através de técnicos do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER-PI), que acompanharão os municípios e apontarão as obras adequadas para cada caso.

Comunicação da prefeitura de São João do Arraial

Um comentário:

  1. Uma pena que, por causa da falta de responsabilidade e manutenção, essas máquinas ruirão em muito menos tempo do que normalmente durariam em bom estado.
    Mas de qualquer forma, é uma grande ajuda para os municipios, que de agora em - não se sabe até quando - diante não dependerão integralmente de alugueis caríssimos de maquinário alheio.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.