10 de setembro de 2009

SIGNIFICADO DO 11 DE SETEMBRO

A data foi o início da decadência da supremacia americana perante o mundo

Era o início de setembro de 2001, eu li o verbete da cidade de Nova York na renomada enciclopédia Barsa. A publicação dizia entre outras coisas que “na ilha de Manhattan o World Trade Center se destacava na cidade mais cosmopolita do mundo.” Mas veio o dia 11 de setembro de 2001... Nesse dia o mundo inteiro assistiu em transmissões ao vivo pela TV a queda do palácio do capitalismo mundial. O mundo ficou em pânico, e com razão. Em retaliação, os Estados Unidos declararam guerra ao Afeganistão em busca do milionário saudita Osama Bin Laden, tido como o autor intelectual dos atentados. Mas não foi o bastante. Não encontraram Bin Laden e partiram para o Iraque: destruíram o ditador Saddam Husseim.

Depois de 8 anos dos ataques terroristas aos Estados Unidos, podemos tirar a seguinte conclusão: a destruição do World Trade Center em Nova York significou o início da decadência da supremacia dos Estados Unidos. Isso se tornou mais evidente agora com a crise financeira internacional surgida em setembro de 2008.

Perdas incalculáveis

Os ataques do 11 de setembro contra os Estados Unidos chocaram o mundo.  Nos aviões usados contra os ataques ao World Trade Center em Nova York e ao Pentágono em Washington, 265 pessoas morreram. No desabamento das torres gêmeas morreram 2.752 pessoas, incluindo 242 bombeiros. No Pentágono foram 125 vítimas fatais. No total foram 3.234 pessoas mortas nessa catástrofe. O atentado ocasionou um prejuízo avaliado em muitos bilhões de dólares.

Um ciclo passageiro

Estudando matérias de História ou Geografia, facilmente constatamos que todos os países e reinos que se firmaram como super potência além de suas fronteiras tiveram período relativamente curto dessa fase de glória. Há um século a França estava no comando do mundo, mas foi substituída pelos Estados Unidos nas primeiras décadas do século XX. O que já presenciamos atualmente é um período de transição onde os Estados Unidos já se preparam para entregar à China o comando do mundo. Em épocas mais remotas, o Egito e o grande Império Romano já tiveram esse período de supremacia inquestionável. Mas tudo passa. Tudo parece um sonho depois que a realidade acaba.   

Uma data histórica

Os ataques terroristas de 11 de setembro chocaram o mundo, deixaram seqüelas até hoje não superadas. É uma data que ninguém jamais vai esquecer, até porque esse acontecimento aparece até mesmo em livros didáticos. A cada aniversário é uma data para se prestar homenagens às vítimas inocentes desse ato beligerante. O assunto é muito comentado, surgindo livros e documentários sobre esse ato terrorista que parou a Terra. Muita gente um dia vai até ter a honra de dizer que viu ao vivo pela TV a queda do World Trade Center.

E a fragilidade dos Estados Unidos já não é mais possível de ser ocultada, pois se tornou dependente da mão-de-obra baratíssima da China para poder fabricar os produtos do seu gigantesco parque industrial. Entretanto o que ninguém sabe é até quando a China vai permitir se submeter aos Estados Unidos.

Por: PAULO MACHADO

Um comentário:

  1. Nota da rdação:

    Escrever sobre a data 11 DE SETEMBRO não é fácil, é um assunto que causa comoção, ainda que não tenhamos presenciado pessoalmente essa tragédia. Ainda assim me senti honrado por ter tido a oportunidade de redigir este artigo sobre esta data que já está perpetuada na HISTÓRIA.
    O primeiro artigo que escrevi era mais longo, mas infelizmente, quando eu já tinha terminado de escrever, acidentalmente apertei uma tecla indevida do meu computador e tudo se apagou. Não pude recuperar mais aquele trabalho. Então tive a coragem de começar tudo de novo. Mas é impressionante, cada momento é único para quem lida com qualquer tipo de criação, assim não é possível se recuperar preciosos momentos de inspiração. Por mais que você se esforce para fazer um outro trabalho semelhante, nada sairá como o anterior. Mas acredito que consegui transmitir o rel SIGNIFICADO DO 11 DE SETEMBRO.

    Boa leitura.
    PAULO MACHADO

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.