13 de novembro de 2009

Quebradeiras de pedra em Esperantina


Em Esperantina existe um Bairro chamado Pedreira, e é lá que muitas pessoas jovens crianças e senhoras vivem do ofício de quebrar pedras, fazem isso para garantir o sustento da casa. 

As pedras quebradas com marretas são vendidas para os pequenos construtores de casas, pois as mesmas servem para construção civil.

São pessoas simples, mas relatam que já estão cansadas de tirar fotos e nada melhorou por lá, precisamos que as autoridades olhem para nós.

As quebradeiras de pedras têm vergonha da profissão e é sem dúvida um serviço muito duro além da poeira que solta das pedras que podem causar vários tipos de doenças isto sem falar no risco a acidentes as mesmas trabalham com marretas sem nenhuma proteção nas mãos. 

Todas as pedras são retiradas das margens do rio Longá.

por Chico Museu

Um comentário:

  1. É duro para elas, não é moleza para natureza, mas tem gente que ganha mole com estes ossos do ofício.A Pedreira é a imagem da pobreza,um resumo do quadro de miséria,um pedaço de terra perdido no planeta, que retrata uma triste realidade humana, urbana e desumana que se arrasta por algumas gerações. Ali se mistura a degradação da terra e da gente, sofrendo as marretadas da vida. O outro lado da história é a enchente, que faz essa gente já sofrida sair corrida sem teto e com tudo na cabeça. Quem quiser conhecer a realidade da pedreira,dê uma passadinha lá, é bem pertinho do centro da cidade.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.