19 de dezembro de 2009

BRASILEIRO... O CIDADÃO MAIS CARO DO MUNDO

Se um cidadão, transgride uma violação legal, há uma estrutura gratuita e rápida pra  rejudicá-lo: SPS, SERASA, CADASTRO NACIONAL DE CHEQUE SEM FUNDO... PROCESSO EMITIDO PELO PODER PÚBLICO, OFICIAL DE JUSTIÇA  A PORTA, POLÍCIA, PROMOTOR, JUIZ... enfim... um time inteiro, poderoso e pronto para mandá-lo pra "vala". Mas... se a coisa é o contrário... dependendo da estrutura financeira do cidadão, a montagem do time para atuar nos seus interesses é quase que impossível,ou... até mesmo impossível. Ser... e permanecer um cidadão,é quase que um "trabalho de Hércules"... é muito difícil. O time deles tem "poder e dinheiro...muito dinheiro", mas o cidadão só tem um famigerado "título de eleitor" que garante o seu direito de "liberdade"... ahh se não fosse o título de eleitor...!

Ser um cidadão e cumprir os deveres,é muito caro. Pois cada ação, tem um custo. Se não paga na hora, paga na compra de produtos básicos, na forma de imposto. Quase dois trilhões de impostos pagos até agora, só esse ano.

Com toda essa grana, deveríamos ter tratamento vip; não existir fila; ser processado, ou processar... sem nenhuma dificuldade para montar um "time de interesses"; poder igual dos dois lados... afinal, pagamos um imposto caríssimo... somos cidadãos de primeira grandeza. Mas estranho...! Um carro não paga imposto, pois quem paga somos nós, vale mais que a gente.

Um carro tem cadastro nacional,caso ele venha a ser roubado e eu... nem um cadastro nacional tenho, caso eu venha a desaparecer. Pago caro para ser um cidadão e sou tratado como indigente... coisa desprezível.

Com quase dois trilhões de impostos pagos, não temos valor? Ainda assim, estou exposto e corro todos os riscos de ser mandado pra "vala"?

Merecemos todo final de ano, um cruzeiro marítimo, bancado pelo governo, pelo que pagamos de impostos. Nossas cédulas de identificação, deveriam de serem foliadas a ouro. Já imaginou? "Ser brasileiro,um orgulho mundial"... Não sei...tem alguma coisa errada...ainda não consegui entender o que é...!

Por Sérgio Luiz

Sérgio Luiz de Melo Dias, tem 52 anos, mora em Saquarema - RJ, é publicitário e professor de teologia, e vai colaborar com o PORTALESP a partir de agora.

Um comentário:

  1. è isso mesmo companheiro temos que pagar,ou melhor somos obrigados a pagar e ai de nois se não pagarmos air o bicho pegar,somos muitos pra pagar o luxo de poucos.mais è isso mesmo que è eles poderem esconder na cueca,nas meias e po ai vai sabe la aonde.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.