16 de dezembro de 2009

NATAL, MISTÉRIOS E MAGIA

Desde sua origem, essa data está relacionada com a luz física e espiritual.

Chegamos ao final do ano de 2009, é dezembro, é Natal ! Estamos então num período muito especial, onde a sensibilidade se faz presente com mais intensidade em todas as pessoas. Quando temos a curiosidade de buscar as raízes que originou essa data tão especial, podemos nos surpreender. Sim, pois vamos descobrir que nada pode ser provado historicamente que Jesus Cristo tenha nascido no dia 25 de dezembro. Mais ainda: vamos saber que a data de 25 de dezembro já era amplamente comemorada por vários povos há muitos séculos antes do nascimento de Cristo. A curiosidade quando exercitada de forma inteligente e saudável nos faz ver o mundo através de uma nova dimensão.

Numa certa ocasião ao ler um livro antigo, encontrei coisas muito interessantes referentes às Eras Cronológicas, veja abaixo então a parte que se refere à famosa data de 25 de dezembro:

"Quanto ao dia 25, este sempre teve grande importância entre todos os povos, qualquer que fosse a sua religião. Isto, mormente para os habitantes do hemisfério norte, dada a existência de um fenômeno de muita regularidade.  Todos consagravam-no ao ao Sol, dando a data natalícia ao Astro-rei, pois é nesse dia qua a enorme estrela principia o retorno ao seu zênite. Nesse dia, entre os persas, era festejado o deus MITRA. Esta divindade oriental era representada pela figura de um menino (o deus da luz), que durante a noite de 24 para 25 teria nascido de uma enorme rocha, sendo adorado pelos visitantes e pastores que se achavam pelas visinhanças. Essa divindade era muito conhecida no oriente do Império Romano. Também, entre os egípcios, o dia 25 de dezembro também tinha grande importância, dedicando-se esta data à deusa OSÍRIS.

Em Roma, neste dia era a FESTA DO IMPERADOR. Assim, para o governo, principalmente, esta data era sagrada. Com isto, não só na Europa, onde Roma dominava, como na Árica e Ásia Menor, o dia 25 era festejado. A Igreja Cristã, sabiamente, em vez de combater a data, resolveu aproveitá-la. Mas, em vez de uma divindade imaginária, nascida de uma pedra para a adoração dos persas, colocou o FILHO DE DEUS, nascido de uma virgem na estrebaria de Belém de Judá. Prontamente os cristãos aceitaram a data. Todavia, foi São Silvestre (papa de 314 a 337), ao reformar a liturgia católica, quem oficialmente estabeleceu ser a FESTA DE NATAL celebrada em 25 de dezembro."

Fonte:
Michalany, Douglas, 1921-
Conhacimentos Gerais / Douglas Michalany; colaboradores Ciro de Moura Ramos,
Cybele Pacheco, Eliza Ruth Pereira de Barros.
página 19, DEZEMBRO
São Paulo: Michalany, 1981.

É fundamental que o texto acima seja lido com muita atenção e mais de uma vez, isso lhe dará uma maior compreensão sobre o assunto.

A grande estratégia da igreja

A Igreja Católica estava no início de suas atividades e se via diante de um grande dilema: uma data largamente comemorada em homenagem a deuses pagãos e aos imperadores romanos. Vemos que a solução encontrada foi a adesão à aquela famosa estratégia muito usada na política: " Se você não pode combater o seu inimigo se alie a ele." Deu certo, e como deu certo ! Milhares de anos se passaram e a magia do dia 25 de dezembro permanece viva, onde muita gente acredita que Jesus Cristo tenha nascido nessa data.

Fonte de energia e mistérios

A Astronomia já evoluiu bastante, mesmo assim ainda não foi capaz de desvendar todos os mistérios ea magnitude do Sol, essa mega estrela cuja força faz os planetas girarem em torno de si. Fica claro então que as comemorações do dia 25 de dezembro tiveram  sua origem  diretamente relacionada ao Sol, a Mitra (o deus da luz) e aos imperadores de Roma. Desde a antiguidade são muitos os que acreditam que o poder e os mistérios de Deus podem ser comparados à magnitude do Sol. O que vamos dizer então sobre os famosos três reis magos que, seguindo a estrela cadente ou um meteoro conseguiram localizar o local onde Jesus nasceu ? Esses reis magos eram astrólogos e segundo a própria Bíblia diz eles já previam o nascimento do SALVADOR DO MUNDO.

Atualmente o mundo fica mais bonito com a chegada do Natal. As pessoas se tornam mais humanas, as cidades se tornam mais iluminadas. É a época ideal para se comemorar o que a vida nos proporcionou de melhor. Natal, uma data que se originou como sinônimo de luz física e espiritual. Estamos diante de mais um ano que termina, um ano marcado por acontecimentos e fatos que abalaram o Brasil eo mundo. O ano que termina nos proporcionou coisas capazes de refletirmos sobre os novos rumos que a vida está tomando. O ano de 2010 se prepara para nascer, que esse período traga bons acontecimentos para todos nós.O Natal é a época para agradecermos a Deus pelas vitórias alcançadas ao longo do ano que termina.

Por: Paulo Machado

Um comentário:

  1. Paulo machado , muito boa sua pesquisa, pode ser que as pessoas que ainda não conhecem a verdade um dia possam entender e aceitar que Jesus Não diexou claro na biblia o dia X de seu nascimento e nem nunca comemorou um aniversário dele ou mesmo dos seus apostolos , quem comemora o natal não pode ser considerado cristão, pois como vc percebeu comemorar natal é uma pratica PAGÃ, EU PARTICULARMENTE DEPOIS QUE APRENDI A VERDADE NÃO COMEMORO MAIS NATAL, E NEM MUITAS OUTRAS DATAS PAGÃS QUE SÃO COMEMORADA INGNORANTEMENTE.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.