2 de janeiro de 2010

O CARA DE 2010

 
OPINIÃO - ARIMATÉIA AZEVEDO

O presidente Luís Inácio Lula da Silva encerrou 2009 com uma notícia boa publicada no primeiro dia de 2010: é a personalidade em quem os brasileiros mais confiam, segundo apurou o Instituto Datafolha.

Some-se a issoa aprovação de 72% dos brasileiros ao seu governo e a ele próprio e se terá o melhor cabo eleitoral para um candidato do PT e um adversário muito ruim de se combater no campo da oposição.

Por isso, faz bastante sentido o que disse ontem a jornalista Eliane Cantanhêde, na Folha de São Paulo: “O foco da eleição não está em nenhum dos candidatos. Está em Lula, um ex e futuro candidato, cheio de manha, de soberba, de garra, com o controle da campanha de Dilma, manipulando o futuro de Ciro Gomes, constrangendo a sua ex-ministra Marina Silva e mirando FHC para ricochetear em Serra.

Lula disputou em 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Perdeu três, ganhou duas e faz um grande teste nesta sexta vez em que subirá ao palanque, não mais como candidato, mas como padrinho. Se Dilma vencer, ele poderá estar novamente encabeçando uma chapa em 2014. Se ela perder também”.

Por essa leitura, bastante crível, não será uma batalha fácil a dos tucanos, sobretudo porque, como diz a mesma Folha de S. Paulo, em seu editorial de ontem “o significado do fenômeno Lula fica ainda mais evidente quando contrastado, por exemplo, com a popularidade de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso,em dezembro de 2001, decorridos também sete anos de governo tucano. FHC tinha então uma aprovação de 24%, contra 35% que avaliavam sua gestão como ruim ou péssima”.

4 comentários:

  1. segura que o CLÁSSICO da nova geopolítica brasileira e mundial vem aí para mostrar e provar novamente pq veio do Nordeste em pau-de-arara com grandes sonhos para uma sociedade acostumada com faucatruas por debaixo dos tapetes.

    ResponderExcluir
  2. o PRESIDENTE LULA É O GRANDE MAESTRO DO BRASIL ISTO É INDISCUTIVEL SE DILMA VENCER A ELEIÇÃO EM 2010 TUDO BEM SE PERDER LULA IRÁ DIRIGI O BANCO MUNDIAL ISTO TORNA O PRESIDENTE O TODO PODEROSO DO BANCO MUNDIAL

    ResponderExcluir
  3. pRESIDENTE LULA TORNA SE O HOMEM MAIS PREPARADO PARA DIRIGIR O BANCO MUNDIAL ISTO EU APOSTO

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados os comentários:

* não relacionados ao tema do post;
* com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
* comentários anônimos, falando mal de alguém.